Instituto Doxa aponta empresário na liderança à Prefeitura de Santarém
Uma pesquisa encomendada pelo Jornal “O Impacto” realizada pelo Instituto Doxa, de Belém do Pará, coordenada pelo cientista político Dornélio Silva, aponta o empresário Paulo Barrudada (PROS), liderando a opinião dos eleitores santarenos para a corrida à Prefeitura Municipal, no ano de 2016.
De acordo com o Instituto Doxa, a pesquisa foi realizada de 16 a 19 de dezembro deste ano e ouviu cerca de 520 eleitores individualmente, com margem de erro de 4% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Quanto às perspectivas eleitorais para 2016, na questão espontânea em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, Paulo Barrudada aparece em primeiro lugar com 17,9%, em segundo Alexandre com 7,9% das intenções de votos; em terceiro Nélio Aguiar, 4,6%, empatado com Lira Maia com o mesmo índice. Depois aparecem Maria do Carmo, José Maria Tapajós, Lucineide Pinheiro e Márcio Pinto.
Quanto às perspectivas eleitorais 2016, na questão estimulada em que é apresentado os nomes dos pré-candidatos, Paulo Barrudada aparece em primeiro lugar com 27,8%, em segundo se destacam empatados Alexandre e Nélio com 10,5% das intenções de votos. José Maria Tapajós vem em terceiro lugar, seguido por Márcio Pinto e Chapadinha. Rubson Santana é o penúltimo colocado; e Socorro Pena é a última colocada.
Quanto à rejeição geral entre os pré-candidatos, Alexandre Von é o mais rejeitado com 45,7%; o segundo mais rejeitado é Chapadinha com 21,4%; em terceiro lugar em rejeição vem Socorro Pena com 7,9%. Paulo Barrudada em quarto lugar em rejeição, 4,1%. O menos rejeitado é Nélio Aguiar, 1%.
Em relação à representatividade política, mais de 80% dos santarenos não se sentem representados pelos políticos que tem. Apenas 5,1% se sentem representados.
Nesses dois anos e 11 meses de governo, Alexandre Von está com uma imagem extremamente negativa. Esse índice chega a mais de 71%. A imagem positiva de Alexandre chega a um pouco mais de 14%. Em se tratando de um candidato à reeleição, a reversão dessa imagem é bastante difícil, tendo em vista o tempo curto para as eleições.
Sobre as principais realizações do atual Governo Von, 66,0% dos entrevistados não sabem o que a Prefeitura faz ou fez. É o que mostra a pesquisa ao somar as categorias “Não Sabe” com “Nada”. É um governo sem visibilidade, sem cara. O asfalto é o que aparece em primeiro lugar com apenas 10,1%, seguido de hospital e bosque ambiental.
A reprovação (ruim/péssimo) do trabalho que Alexandre vem desenvolvendo em Santarém é de 47,4%. A aprovação (excelente/bom) é de 14,8%. A avaliação regular é de 36,4%.
Em relação ao Partido dos Trabalhadores, a pesquisa mostrou que a imagem do PT em Santarém é extremamente negativa. O PT é aliado à ladroagem, corrupção, bandidagem, à coisa ruim, péssimo. Percebe-se no gráfico que são poucos os elementos positivos que aparecem relacionado ao PT. Uma imagem com máculas praticamente irrecuperáveis.
Quanto à problemática enfrentada pela população em vários segmentos da sociedade, a pesquisa revelou que espontaneamente os entrevistados falaram que o “desemprego”, “asfalto/pavimentação”, “infraestrutura” e “saúde” são os principais problemas que os aflige. A falta de água é outro problema que também afeta a população santarena.
Em relação à atenção básica do Governo Estadual, o Instituto Doxa apontou que o governo de Simão Jatene é reprovado por 69,1% dos entrevistados em Santarém. Já a sua aprovação é de apenas 8,1%.
O potencial de apoio de Jatene a algum candidato a prefeito de Santarém é de 26,0%, isto é, votaria ou poderia votar no candidato apoiado pelo Governador. Por outro lado 67,9% não votaria. E 6,2% não opinaram.
Já o potencial de apoio de Helder Barbalho a algum candidato a prefeito de Santarém é de 48,0%, isto é, votaria ou poderia votar no candidato apoiado pelo Ministro. Por outro lado, 45,2% não votariam. E 6,9% não opinaram.
O potencial de apoio do ex-Prefeito e ex-Deputado Federal, Lira Maia é de 55,9%. Os que não votariam no candidato apoiado por ele somam 37,0%. E 7,1% não opinaram.
CENÁRIO POLÍTICO: Para o coordenador do Instituto Doxa, Dornélio Silva, o que chamou atenção na pesquisa, que visa as eleições municipais de 2016, é o atual cenário da política nacional que está repercutindo dentro do Município de Santarém. Ele acrescenta que nesse momento, existem três grupos políticos que estão em ascensão e devem vir fortes para as eleições do ano que vem.
“Tem o grupo do atual prefeito Alexandre Von, coordenado pelo PSDB, que tem a máquina administrativa nas mãos e, é aliado do Governo do Estado, então, é uma força para o pleito.
Temos o Nélio Aguiar, do DEM, que se lançou pré-candidato a prefeito de Santarém, que é uma das forças políticas da região e, que pertence ao grupo do ex-prefeito Lira Maia. O outro grupo que ainda não fez parte da política de Santarém, mas que está surgindo com um potencial muito forte, é liderado pelo empresário Paulo Barrudada. Ele vem trabalhando e surgindo nos segmentos sociais, sendo uma novidade para o Município. Esse é o momento do quadro político que estamos vivendo”, aponta Dornélio Silva.
Segundo ele, o PT, que já esteve no Governo Estadual e nas prefeituras de Santarém e Belém, hoje, não é um grupo político muito forte na região oeste do Pará. “O atual cenário da política nacional fez o PT ficar em pedaços. A mídia pesada está fragmentando o PT e, isso é sinal de que algo está acontecendo. Hoje, tanto em Santarém quanto em Belém, a imagem que o PT tem, é muito ruim. Aliado a fatores desgastantes”, declarou Silva.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto
o ex Dep. e ex prefeito Lira Maia já teve a oportunidade dele , o Nélio já disse várias vezes que prefere exerce a medicina do que a política e o Alexandre preguiça Von já está totalmente reprovado pela sociedade santarena que umas das coisas que fez quando assumiu a Prefeitura foi falar ” a prefeitura está com a folha de pagamento inchada ” e mesmo assim logo depois criou o NGO que até agora ele não conseguiu explicr a função desse orgão que só serve para acomodar uns amigos do prefeito. Portanto eu acredito que está na hora de fazer uma limpeza na prefeitura de Santarem dando uma chance pro empresario Paulo Barruada que aparece no cenário político santareno com um potencial de crescimento …..sucesso Paulo Barrudada ….chega da mesmice santarena e do Chapadinha não dá pra levar a sério esse Sr. que em Brasilia só fala bobagem.
Pelos candidatos, enfim… teremos mais quatro anos perdidos pela frente!
É muita, mas muita falta de opção.
Chega de para quedas e é enfiado goela abaixo?