Comunidade de Água Preta realiza soltura de quelônios
Na última sexta feira (04/03), moradores da Comunidade de Água Preta, região do Aritapera, às margens do Rio Amazonas, realizaram a soltura de mais de 5 mil filhotes de quelônios. A ação teve apoio dos fiscais e a equipe de Educação Ambiental da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma), que palestraram para as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. O evento contou também com a participação do Ibama, Colônia de pescadores Z-20 e Projeto Iara.
Os moradores da comunidade mantém o hábito de preservar esses animais, com o objetivo de cuidar para que as crianças possam crescer e continuar usufruindo dessa cultura. De acordo com Adailson Ribeiro da Rocha, presidente da comunidade, “já houve fartura desses quelônios, por isso os moradores estão dando continuidade a esse trabalho para que as crianças que estão vindo agora possam ver a fartura”.
Esta iniciativa é desenvolvida a cerca de 20 anos. Para ter a garantia que os quelônios possam nascer e ter condições de retornar a natureza de maneira segura, os moradores realizam o monitoramento dos ninhos. Esse trabalho começa a ser desenvolvido em setembro, quando são conferidos a quantidade de animais, além disso, os pequenos bichinhos são tratados e alimentados até ficarem prontos para a soltura.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
A comunidade faz essa preservação sozinha!não tem direito a nada!nem sequer uma lancha veloz pra fiscalizar os ladrões que entram no tabuleiro.Resumindo vai ver que talvez tenha recurso pra essa comunidade.e porque não chega pra quem trabalha de verdade pra preservar.