Juruti recebe teatro e oficinas de palhaço gratuitos pelo Conexão Sustentável Alcoa

O Pará é o primeiro destino do Conexão Sustentável Alcoa 2016, projeto que chegou a mais de 45 mil pessoas no ano passado está realizando a segunda edição desde a última terça-feira. Juruti, na região Oeste, é a primeira cidade a receber o Palcomóvel, caminhão com a carroceria transformada em palco para espetáculos teatrais gratuitos e abertos à comunidade. As apresentações ocorrem no Tribódromo de hoje até o dia 18.
Depois, de 21 a 24 de março, será a vez das comunidades Vila Muirapinima, Vila Tabatinga, Vila Santa Maria do Curumucuri, Comunidade São Pedro e Vila Café Torrado receberem o projeto. Além do Pará, o Conexão Sustentável vai visitar outros seis estados: Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (ver programação abaixo).
A escolha das companhias participantes foi feita por meio de um processo de seleção que teve mais de 80 inscritos. Nessa primeira etapa, os grupos Rodamoinho e Circo Fool encenam peças que aliam diversão e conscientização sobre conservação ambiental. Além da programação teatral, o projeto tem ainda as oficinas O Palhaço Sustentável. Os participantes usam jogos, exercícios e improvisações para confeccionar peças para o figurino de palhaço a partir de materiais recicláveis.
No mês de julho a cidade receberá a terceira etapa do Conexão Sustentável: o Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema. Serão seis sessões por dia para alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral.
A Gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destaca que Conexão Sustentável Alcoa promove o acesso à cultura e à sustentabilidade, contribuindo para o conhecimento e o fortalecimento de diversas comunidades. O Conexão Sustentável Alcoa é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à cultura.
SERVIÇO COM HORÁRIOS EM ANEXO
15 a 18/03 – Palcomóvel estaciona no Tribódromo (sessões: 8h30/ 9h40/ 14h30/ 15h30 e 19h30)
21 a 24/03 – Apresentações nas comunidades de Vila Muirapinima, Vila Tabatinga, Vila Santa Maria do Curumucuri, Comunidade São Pedro e Vila Café Torrado
Oficinas O Palhaço Sustentável – Tribódromo
17/03 – Quinta-feira – 15h30 Oficina Infantil e 19h – Oficina Adulto – O Palhaço Sustentável
18/03 – Sexta-feira – 10h – Oficina Infantil – O Palhaço Sustentável
Atrações em Juruti
Festa no Céu – Companhia Rodamoinho
Compadre sapo busca compreender problemas ecológicos que têm surgido em seu brejo e deseja participar da festa que vai acontecer no céu. Engana o compadre urubu e viaja escondido nos pertences do amigo. Na volta, em pleno voo, o urubu se descobre enganado. Nasce aí o maior conflito da peça: jogar ou não jogar o sapo dos ares para a terra? A decisão do urubu e outros acontecimentos levam o público a refletir sobre a preservação da natureza e sobre o ciclo: vida, morte e renascimento.
Circológico – Circo Fool
Os palhaços “Petit Gatão” e “Calunga” apresentam um espetáculo misto de comédia, destreza e informação, onde a sustentabilidade é o ponto de referencia para recriar o circo com alguns aparelhos e objetos reciclados. Além das cenas de humor e destreza, os palhaços apresentam cantigas autorais, com letras de teor ecológico, que são ligeiramente repetidas pelo público. Ao longo do espetáculo o público vai se inteirando de questões ecológicas através do encantamento circense. A ideia central deste espetáculo é demonstrar que a sustentabilidade pode ser vivenciada por todos, até por dois palhaços.
Casa 11 – O Palhaço Sustentável
O curso é uma introdução à linguagem do palhaço. Através de jogos, exercícios e improvisações o curso apresenta a menor máscara do mundo – o nariz vermelho – e sua relação com a vida, com o palco, com o público e com a ideia de sustentabilidade.
Nessa jornada o aluno passa por diversos exercícios que abordam o ingênuo e despretensioso do ser humano e investiga sua maneira peculiar de fazer o público rir. O curso também oferece ferramentas para que o aluno confeccione duas peças para o seu figurino, as peças são construídas a partir de materiais recicláveis.
Fonte: RG 15/O Impacto e Francelise Martini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *