60% do município de Belterra pertence aos Munduruku
As patoladas do governo Dilma Rousseff atingiram até a pacata cidade de Belterra, no oeste do Pará.
Uma Portaria assinada ao apagar das luzes do governo petista, declara de posse permanente dos Munduruku a Terra Indígena Munduruku-Taquara. Resultado: cerca de 60% do território de Belterra serão transformados em reserva, provocando impactos inclusive nos direitos dos moradores.
Fonte: RG 15/O Impacto, com informações do Repórter 70/ORM e Ércio Bemerguy
Bom dia sobre a noticia acima é importante esclarecer:
1-Portaria MJ Nº 567, de 11/05/2016 – Declara de posse permanente do grupo indígena Munduruku a Terra Indígena BRAGANÇA-MARITUBA com superfície aproximada de 13.515 ha (treze mil quinhentos e quinze hectares) e perímetro também aproximado de 83 km (oitenta e três quilômetros).
2-Portaria MJ Nº 568, de 11/05/2016 – Declara de posse permanente do grupo indígena Munduruku a Terra Indígena MUNDURUKU-TAQUARA com superfície aproximada de 25.323 ha (vinte e cinco mil, trezentos e vinte e três hectares) e perímetro também aproximado de 92 km (noventa e dois quilômetros).
3-Essas terras estavam sobre a gerência do ICMBIO antes pertecentes a Floresta Nacional do Tapajós.Portanto já se tratava de áreas protegidas.
4- Os T.I de Taquara e Bragança-Marituba já vem sendo solicitado pelos povos indígenas Munduruku há bastante tempo uma vez comprovado os estudos arqueologicos e antropologicos sobre a ocupação e formação de tais povos.
5 – Parabenizo a todos os movimentos indígenas e indigenistas que lutaram por esta conquista e especialmente as aldeias de Taquara, Bragança e Marituba.
6- Na verdade apenas foi reconhecido a propriedade das terras de quem é de direito.
O pessoal do centro da cidade estão com medo desse tipo de atitudes, principalmente os do lado da ALDEIA, vão dizer que é dos indios tambem, KD os documentos da terra, se fosse ao contrário os indios ja seriam donos pela lei Capião, só no Brasil. como em Belterra o PT quer dar as terras p que depois possa usar nas eleiçôes, pode isso Arneldo.