Rede Celpa acusada de aplicar golpe contra população de Itaituba
Na sessão da Câmara Municipal de Itaituba, na terça-feira (24), o vereador Peninha denunciou a ação implacável da Rede Celpa Equatorial na aplicação de multas nos consumidores em Itaituba. Peninha disse na Tribuna que funcionários terceirizados da empresa vão às residências, chamam o consumidor e informam que o relógio está violado. Em seguida preenchem um formulário e mandam o consumidor assinar. Este, por sua parte, alheio ao que se trata, assina confessando a suposta irregularidade que vem ocorrendo no seu relógio, com desvio de energia elétrica. Meses depois, este consumidor recebe em sua casa a cobrança de valores absurdos de multas pelo desvio de energia elétrica.
“Os relógios, muitas das vezes são substituídos e os supostamente violados são encaminhados para Belém, onde em um laboratório da própria empresa, que só os técnicos dela têm acesso é feita a perícia. O consumidor não acompanha esta perícia, apenas recebe o resultado, que é a cobrança de valores absurdos acusado de ter desviado energia”, concluiu Peninha.
Esta ação está tirando o sossego da população, destacou Peninha. “Estas multas variam de valores. Tem cobrança que vem de R$ 5.000,00 e de valores muito maiores. Estes consumidores não têm como pagar. Procuram a Rede Celpa, a orientação é parcelar e pagar. Procuram o Procon, não tem resultado imediato e se não pagar ou parcelar vem o corte da energia”, frisou o edil.
“O pior, é que estes valores são aplicados pela própria empresa, que faz um cálculo próprio. Vejamos: quando da visita do funcionário da empresa, esta calcula os meses que supostamente houve de desvio de energia e multiplica pelo maior consumo. Com isto, o valor vem um absurdo. São estimativas. São cálculos que a empresa só ganha. O consumidor não tem direito a nada”, declarou o Vereador.
Para evitar um possível conflito futuro, entre a empresa e consumidores, o vereador Peninha requereu na Câmara a realização de uma audiência para discutir esta ação. Para esta audiência, Peninha quer a presença do Inmetro, Arcon, Procon, Rede Celpa Equatorial e Ministério Público.
FALTA MATERIAL PARA EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DO TRABALHO: Usando a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba na manhã de quarta-feira, o vereador Peninha criticou o Ministério do Trabalho pela falta de material para expedir a carteira profissional de trabalho. O Vereador alegou que há vários dias a agência em Itaituba não está expedindo a carteira.
O Vereador procurou o representante do Ministério do Trabalho em Itaituba e foi informado que realmente não tem material para expedir a carteira. Também a funcionária do MT disse que as novas carteiras agora serão digitais e constarão de nome, CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Habilitação.
A falta de material foi classificada como vergonhosa pelo vereador Peninha. O edil disse que não tem justificativa, a falta de material para expedir a carteira do trabalho em Itaituba, pois com a chegada de empreendimentos os órgãos deveriam se preparar para atender a necessidade. Se trata do MT, este mesmo que deveria dar uma maior atenção, pois esta carteira é o principal documento para se conseguir emprego.
Peninha disse que hoje, para alguém conseguir uma carteira do trabalho deve se deslocar até Santarém e isto causa despesas. “Como alguém que está atrás de emprego, não tem dinheiro, vai a Santarém para simplesmente adquirir esta carteira? Itaituba está na contramão. Itaituba está tendo um retrocesso”, frisou o edil.
Preocupado com esta situação, o Vereador pediu para a Câmara Municipal encaminhar documento ao Ministério do Trabalho em Belém e Brasília, solicitando que seja agilizada a implantação em Itaituba do sistema digital para a expedição da carteira do trabalho. O edil também pediu para que sejam comunicados aos senadores e deputados federais da região para juntos ao Ministério do Trabalho agilizarem a expedição da carteira profissional do trabalho em Itaituba.
Fonte: RG 15/O Impacto
Um assalto a mão armada. O pior de tudo e q vc vai ao Procon para receber um atendimento e se depara com um escritório da rede Celpa lá dentro. Brincadeira essa situação. Cadê o ministério público??? Palhaçada
A maioria dos casos procede quando a equipe atua na casa do cliente, precisa especificar cada caso, um caso pode ser diferente do outro. alguns pontos que precisar ser considerados:
1) Equipe terceirizada “pressiona” o cliente no ato da vistoria.Pela norma, o cliente precisa acompanhar todo o serviço, desde um bom dia, boa tarde até o final do serviço.
2) Tem vários casos que o medidor queima, a equipe do plantão vai na residencia ( ATENÇÃO essa equipe não tem medidor no carro, eles ligam direto o cliente e muitas das vezes não informa ao setor responsável para colocar um outro medidor no dia sequinte) O QUE ACONTECE: caracteriza uma fraude com o medidor instalado na casa do cliente queimado.
3) SENHOR CLIENTE – vcs precisam cobrar da equipe as informações que eles fechar o serviço ( Sugiro gravar a conversar via video)
4) A maioria das equipes de campo infelizmente não são instruidas quanto ao processo ( a empresa faz um treinamento com as equipes que devia ter uma avaliação pós treinamento para medir a EFICIENCIA do treinamento com o cliente)
Bom de imediato essas informações são muito uteis, caso alguém queira consultoria me envie e-mail
vsmarcas@gmail.com