Voluntários da Operação Sorriso realizam cirurgias extras gratuitas em Santarém
Nos dias 17 e 18 de junho, um time de voluntários da Operação Sorriso estará na cidade de Santarém (PA) para a realização de cirurgias gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiopalatinas (popularmente conhecidas como lábio leporino e/ou fenda palatina). O retorno à cidade não foi por acaso: a organização operará pacientes que não tiveram a oportunidade de ser atendidos durante o Programa Humanitário de 2015 e ficaram na fila de espera.
Ao todo, 16 pacientes, selecionados pelo médico voluntário da Operação Sorriso – o cirurgião plástico Jocivan Pedroso -, passarão por consulta com voluntários das áreas de Cirurgia Plástica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Odontologia, Anestesia e Pediatria. As cirurgias acontecerão no Hospital Regional Baixo Amazonas, que fica na Avenida Sérgio Henn, 1.364, no bairro Diamantino.
A implementação do atendimento cirúrgico aos portadores de fissuras, fora no calendário do Programa Humanitário, faz parte do novo modelo de gestão da ONG, que, em 2015, passou a oferecer também acompanhamento odontológico e fonoaudiológico como complemento pós-cirúrgico para os pacientes da região.
“Decidimos aumentar o número de cirurgias realizadas, porque sabemos que ainda existem muitas pessoas aguardando por essa oportunidade. A saída encontrada para dar conta dessa demanda foi realizar o atendimento fora da época da missão, visto que temos uma capacidade limitada de atendimento durante os programas humanitários”, explica Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.
Em setembro, a Operação Sorriso voltará à cidade para a realização do Programa Humanitário. Mais informações: http://www.operacaosorriso.org.br/
SOBRE A OPERAÇÃO SORRISO
A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 220 mil crianças. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 91 mil exames e avaliações especializadas e mais de 4,7 mil cirurgias em treze estados brasileiros.
Só em 2015, a organização realizou mais de quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 220 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes. Em 2016, a Operação Sorriso realizará quatro programas humanitários: nas cidades de Mossorá (RN), Santarém (PA), Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO).
Fonte: RG 15/O Impacto