Santarém intensifica preparativos para receber a Tocha Olímpica
Santarém será a segunda cidade paraense a receber o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O evento, que faz parte da programação que antecede as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no período de 5 a 21 de agosto deste ano, será realizado no próximo dia 17. A chegada da tocha está prevista para às 10h15.
Do aeroporto da cidade, a tocha seguirá direto para o Portal do Sairé, em Alter do Chão, distrito de Santarém. Dentro do balneário, 20 pessoas vão se revezar ao longo dos 3,5 km de percurso. A chegada do comboio será em frente à ilha, onde os botos Tucuxi e Cor de Rosa vão entregar um condutor da tocha a um catraieiro (barqueiro) que o levará até o barco da marinha.
A partir deste momento, o maior símbolo das olimpíadas fará o percurso pelos rios da região. “Serão duas horas de trajeto até o encontro dos rios Amazonas e Tapajós. A chegada vai ser no Terminal Fluvial Turístico de Santarém”, explica Ney Bendelack, coordenador do revezamento da tocha.
Ao chegar à cidade, 80 pessoas vão revezar a tocha entre 16 km de trajeto, passando pelas partes históricas e comerciais. Um dos momentos mais aguardados é a passagem do revezamento em frente ao Hospital Regional do Baixo Amazonas. “É uma honra receber a tocha olímpica, que é um símbolo de união dos povos, de paz, de harmonia, e que nós tenhamos jogos que tragam isso para o nosso país”, diz o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi.
O Comitê de Humanização da unidade já está organizando a passagem da tocha para que os pacientes tenham a possibilidade de aproveitar, mesmo que brevemente, esse momento especial. O hospital também vai disponibilizar um ponto de apoio com água para os participantes e observadores do revezamento. “Compartilhar deste momento histórico para o Brasil é motivo de muita felicidade, de muita honra. Nossa torcida é para que tenhamos excelentes Olimpíadas em nosso país”, deseja Moreschi.
Para que todo o evento saia dentro do esperado, cerca de 600 pessoas estão envolvidas na organização, entre elas, agentes de segurança, de saúde, de transporte e de economia. As esferas federal, estadual e municipal estão unidas a favor de um organizado e bem sucedido revezamento.
“Foi uma grande festa sermos escolhidos. Vamos mostrar a força do interior em um evento deste porte. Será um dia em que todos estarão voltados para a beleza da nossa região”, conclui Ney Bendelack.
RG 15 / O Impacto