MRN abre as portas do mercado a jovens talentos
Eles são jovens, recém formados em cursos de graduação e têm pela frente o desafio de entrar no mercado de trabalho tendo como cenário uma das maiores mineradoras de bauxita do mundo. Essa é a realidade do grupo de 20 jovens selecionados pelo Programa Trainee da Mineração Rio do Norte (MRN), que entraram na empresa no mês de março. Localizada no município de Oriximiná, no extremo Oeste do Pará, a mineradora investe em novos talentos de olho nos desafios da atração de mão de obra qualificada para o futuro.
Com duração de dois anos, o Programa Trainee da MRN é coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da empresa. Com a missão de desenvolver projetos em suas áreas de atuação, os trainees contam com o apoio de um Plano Individual de Desenvolvimento, além da supervisão de um líder, para que possam se integrar às pessoas e processos da MRN.
É o que reforça Ana Luisa Winckler, gerente de RH da MRN. “O grande desafio é o de promover o encontro desses jovens talentos, que mostram uma grande motivação para provar sua paixão pelo desafio, atitude positiva e inovação própria de quem chega, além de se juntar com a sabedoria e memória da experiência e conhecimento acumulado de quem já aqui está”, afirma.
Entre os desafios do Programa, está o deslocamento dos participantes para a sede da empresa, localizada no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná, distante 800 km da capital Belém. Para isso, os participantes contam com um pacote que inclui moradia, alimentação, transporte, lavanderia, plano de saúde, passagens aéreas para seus locais de origem, salário compatível com as melhores práticas do mercado e participação nos resultados da empresa. Além disso, eles têm a possibilidade de serem contratados como empregados efetivos da mineradora ao final do Programa, dependendo da necessidade da empresa em suas áreas de atuação.
Para Daniela Souza, analista de RH da empresa que coordena o Programa Trainee, a empresa foca no desenvolvimento dos jovens, tendo como objetivo prepará-los para assumirem funções estratégicas no futuro. “O trabalho envolve a aliança de três grupos: trainees, RH e tutores. Trabalhando em conjunto, pretendemos agregar valor aos nossos processos e desenvolver esses jovens. O objetivo do programa é atrair, desenvolver e reter esses profissionais para desempenhar funções estratégicas na MRN. É proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais que contribuirão para o crescimento profissional do recém formado e, consequentemente, da organização”, reforça.
Graziele Rocha, formada em engenharia de Minas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), acredita que começar em uma grande empresa já é um diferencial. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Pretendo aprender na prática o que ainda só conheci na teoria. Quero crescer profissionalmente na Mineração Rio do Norte e construir minha carreira”. Grazi, como é chamada pelos seus novos colegas de trabalho, enaltece a alegria e o companheirismo da turma. “Só de estar no meio dos trainees já é um grande aprendizado. As pessoas são das mais diferentes partes do Brasil: São Paulo, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, todos são bastante animados”, acrescenta.
O grupo é formado por jovens com até dois anos com formação nos cursos das Engenharias de Minas, Elétrica, Mecânica, Agronômica, Química, Ambiental, Civil e Florestal, além de Administração e Comércio Exterior.
Fonte: Joelma Alvarenga I Analista de Comunicação da MRN