Hospital Regional lança campanha com foco na segurança do paciente

Campanha do HRBA pela segurança do paceinte
Campanha do HRBA pela segurança do paciente

O principal objetivo de um hospital é o restabelecimento da saúde dos pacientes. É sempre a busca pela melhora ou solução do problema. Ninguém procura um hospital quando está bem de saúde e, quando procura, sempre quer sair melhor do que entrou. Para garantir que esse processo de recuperação funcione perfeitamente, e buscando sempre oferecer um atendimento de qualidade à população, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) lançou a Campanha de Segurança do Paciente, que vai se estender por sete meses. A campanha teve início com o Workshop de Segurança do Paciente e Processos da Qualidade, realizado de 27 a 30 de junho.

As estatísticas mostram a importância de se trabalhar com o tema. Segundo apontamento do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), 10% dos pacientes internados no Brasil sofrem incidentes causados por falhas no processo de assistência. Isso representa o universo de mais de 1,7 milhão de pacientes por ano, com 220 mil mortes causadas por esses eventos adversos.

No mundo, o despertar para a segurança do paciente se deu em 1999, quando o Institute of Medicine, dos Estados Unidos, publicou um livro-relatório intitulado Errar é humano, em que apontava as “falhas médicas” como a oitava causa de mortalidade nos EUA. A partir daí surgiram várias ações voltadas para a criação e fortalecimento de políticas com foco na segurança do paciente. Em 2006, as metas internacionais foram estabelecidas.

O Hospital Regional de Santarém, por possuir a máxima certificação nacional (ONA 3), já tem processos de segurança consolidados. No entanto, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) considera importante trabalhar com sete metas, que consistem em: identificar corretamente os pacientes; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; garantir o local correto, o procedimento correto e a cirurgia no paciente correto; reduzir risco de infecções associadas a cuidados assistenciais; reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de quedas; e reduzir o risco de úlceras por pressão.

Durante os dois primeiros dias do workshop, 28 e 29, as palestras e oficinas foram direcionadas aos gestores da unidade. No terceiro dia, 30, todos os setores do hospital foram percorridos para que o maior número de colaboradores pudesse receber as informações sobre as metas de segurança. Foram realizadas atividades de perguntas e respostas, com premiações. “Não estamos isentos de riscos, de que um paciente possa cair, ou que possa contrair uma úlcera. A ideia é que trabalhemos com os profissionais da saúde que estão diretamente e indiretamente ligadas aos pacientes, para que entendam que aquele paciente tem um risco que pode vir a acontecer, mas que saiba a importância de seguir as rotinas preconizadas para evitar ao máximo que isso aconteça”, explica a assessora da Qualidade, Veruska Ramalheiro.

A diretora de Enfermagem da unidade, Daniella Mengon, explica que a missão do hospital é oferecer sempre a melhor assistência aos usuários. “Não podemos esquecer, por mais que o nosso hospital seja ONA nível 3, que sempre temos de nos aperfeiçoar e buscar conhecimento para que o paciente saia daqui melhor. Nós lidamos com a vida do próximo, então temos que tentar, de várias formas, que o paciente saia do hospital com o menor risco possível”.

É impossível chegar ao erro zero em se tratando de serviços de saúde tão complexos, mas, como afirma o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, é importante “trabalhar para reduzir e tratar de forma adequada os danos. Até porque o processo de melhoria consiste em admitir que existe um erro. Só assim é possível poder identificar a oportunidade de melhoria e transformá-la em uma ação que realmente consolide essas melhorias”.

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *