Michel Temer toma posse como presidente da República
Em breve cerimônia — de apenas onze minutos —, Michel Temer tomou posse como presidente da República às 16h51m desta quarta-feira, pouco depois de o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ter sido confirmado pelos senadores.
No plenário do Congresso, entre os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Temer fez o juramento, no qual prometeu cumprir a Constituição e observar as leis, além de “promover o bem geral”. A breve cerimônia foi conduzida por Calheiros, presidente do Congresso Nacional.
Depois de encaminhar a favor da manutenção da possibilidade de Dilma se eleger para cargos públicos, mas votar favorável ao impeachment, Renan foi o primeiro a cumprimentar Temer, já na condição de presidente, com um largo sorriso.
— Estamos juntos — falou o presidente do Senado, que tem um histórico de embates com Temer.
Encerrada a posse, aplaudido, o presidente recebeu cumprimentos do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e de aliados, que subiram à mesa para cumprimentar o agora presidente efetivado. No plenário, predominância masculina e ausência de petistas.
O mandato do peemedebista vai até o dia 31 de dezembro de 2018.
Por Leticia Fernandes e Isabel Braga
Fonte: O Globo