Ministério da Saúde habilita Hospital Regional do Baixo Amazonas como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia
Em setembro de 2010, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Pena, administrado pela Pró-Saúde, recebeu a Visita Técnica do Ministério da Saúde e do INCA – Instituto Nacional de Câncer (entidade de referência nacional e internacional em ações de combate ao câncer) para avaliação do seu Serviço de Oncologia. A finalidade da visita era verificar se o HRBA possuía condições técnicas para ser habilitado junto ao Ministério da Saúde.
No dia 18 de fevereiro deste ano foi Publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 67, através da Secretaria de Atenção à Saúde (Ministério da Saúde), a habilitação do Serviço de Oncologia com Radioterapia do HRBA. A publicação oficializa o HRBA como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), sendo a segunda do Estado e a primeira do interior do Pará.
Com a habilitação do seu Serviço de Oncologia, o Hospital Regional do Baixo Amazonas coloca Santarém em destaque no cenário nacional da saúde. Conforme informações do Ministério da Saúde, em toda a Região Norte tínhamos apenas 06 Centros ou Unidades de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia. A partir de agora, Santarém contará com a 7ª. Unidade.
O Serviço de Oncologia do HRBA teve seu início em 2008 e hoje conta com os seguintes serviços: Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Onco-hematologia, Ginecologia Oncológica, Mastologia, Quimioterapia, Radioterapia e Unidade de Internação Oncológica com 21 leitos. Durante esse período já foram realizados os seguintes atendimentos:
“A habilitação do Serviço de Oncologia do HRBA é uma grande conquista para o Oeste do Pará. É fruto de muito trabalho e comprometimento de toda nossa equipe. Representa a realização de um sonho antigo, além do reconhecimento da qualidade e segurança da assistência prestada pelo nosso Hospital. No futuro, permitirá a ampliação da participação do Governo Federal no financiamento desse Serviço. Também poderemos receber pacientes referenciados de outros Estados com recursos financiados por eles. O HRBA coloca Santarém e o Oeste do Pará em uma importante posição na saúde de toda a Região Norte do Brasil. Parabenizo a nossa equipe pelo trabalho sério e de qualidade iniciado em 2008, que evolui e se consolida a cada dia. Com certeza, a maior beneficiada é toda a População do Baixo Amazonas”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.
Fonte: Ascom/HRBA
Parabéns por mais este empreendimento em nosso estado, precisa apenas “executar realmente a administração publica com seriedade e compromisso com a população”, cito isto por que o os estado recebem os instrumentos e deixam sem manutenção.