Incra e Emater firmam parceria para ações em assentamentos no Oeste do Pará
Acordo de cooperação permite à Emater prestar assistência técnica e extensão rural a Famílias assentadas e dar suporte a atividades de campo do Incra
Superintendente do Incra assina acordo de cooperação. Em seu lado, o diretor técnico da Emater Pará
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) assinaram hoje (11) um acordo de cooperação técnica para ações conjuntas em assentamentos de 19 municípios no Oeste do Pará. A vigência do acordo é de 30 meses.
A solenidade de assinatura ocorreu na sede do Incra em Santarém (PA). Rogério Zardo (superintendente regional) e Rosival Possidônio (diretor técnico) assinaram o documento como representantes do Incra e da Emater, respectivamente. Técnicos e gestores regionais da empresa, como dos municípios de Santarém, Monte Alegre e Itaituba, acompanharam o ato e puderam conhecer os detalhes da parceria. Wladimir Costa, deputado federal pelo Pará, também esteve presente.
“Essa parceria vai viabilizar sobremaneira a vida dos assentados, haja vista que teremos uma relação muito mais próxima com o Incra. Vamos juntar os esforços com vistas à assistência técnica e extensão rural para esses produtores. Iremos elaborar projetos econômicos para essas famílias, a serem financiados pelo Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar]”, adianta Rosival Possidônio, da Emater.
O superintendente Rogério Zardo destacou a importância da assistência técnica e extensão rural, não apenas pela natureza em si da ação, mas como um dos pré-requisitos para as famílias assentadas acessarem outras políticas públicas, como créditos. “A Emater vai nos ajudar muito nas ações de campo e na relação direta com os assentados”, destaca o superintendente do Incra.
As duas instituições, nos últimos meses, já vinham executando tarefas em conjunto, como a atualização de Planos de Utilização (PU) em assentamentos agroextrativistas e a notificação de assentados com cadastro bloqueado em razão de inconsistências apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de modo que possam apresentar sua defesa.
O acordo de cooperação permite maior colaboração mútua entre Incra e Emater, com a integração das equipes de trabalho e de logística para a execução de atividades nos assentamentos da reforma agrária. Na construção da parceria, o Incra considerou aspectos como a experiência técnica e a capilaridade da Emater.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Incra
ESSE CARECA FOI UM BANDIDO COMPRADO PELAS ONGS PARA ROUBAR OS COLLONOS.
AINDA BEM QUE ELE FOI EMBORA E LEVOU A ELITA BELTRÃO COM ELLE…
Inútil, INCRA é um órgão inútil tanto quanto EMATER. estes dois órgãos juntos Lógico que será perda de tempo, dinheiro e paciência! Em trinta anos o INCRA não foi capaz de titular nem 1% das terras, EMATER ajuda em que mesmo?
O PROBLEMA É QUE NINGUÉM RESPONSABILIZA OS MAIS DE 200 MILHÕES DESVIADOS DO ASSENTAMENTO JURUTI VELHO POR ESTES SERVIDORES DO INCRA, MAIS DE TRES MIL CASAS QUE NÃO CONSTRIRAM E DESVIARAM OS RECURSOS PÚBLICOS. OS FUNCIONÁRIOS DO INCRA DE SANTARÉM ESTÃO RICOS…