Profissionais da saúde participam de treinamento em reanimação cardiopulmonar

O treinamento em reanimação cardiopulmonar, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi realizado na sexta-feira (30), no auditório do Hospital Municipal de Santarém. Aproximadamente 30 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos em condutores socorristas participaram.

A intenção foi capacitar profissionais da área da saúde a procederem corretamente em casos de reanimação em casos de paradas cardiorrespiratórias. Segundo Thiago Tapajós, coordenador de enfermagem do Samu, o treinamento foi bem proveitoso e cumpriu com o papel proposto. “Excelente o treinamento, alcançou o objetivo de capacitar os profissionais da área urbana e rural que atendem diretamente aos pacientes que apresentam casos de reanimação cardiopulmonar”, finalizou Thiago.

A reanimação cardiopulmonar é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória).

 

VENDEDORES AMBULANTES APRENDEM TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

A Prefeitura de Santarém, por meio do setor de Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu no período de 27 a 30 de junho o curso de manipulação de alimentos para vendedores ambulantes.

A ideia foi capacitar, atualizar e informar os manipuladores sobre a maneira correta de manusear alimentos, que vai desde a higienização do ambiente até a regularização sanitária.

Aproximadamente cem ambulantes foram certificadas e estão aptos a desempenhar os serviços dentro das exigências.

A coordenação da DVS prevê a formação de novas turmas para o mês de agosto.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *