Prefeitura de Santarém inicia campanha educativa ‘Transitando nos Bares’

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou na sexta-feira (14), a primeira etapa da    campanha “Transitando nos Bares”. A intenção é conscientizar frequentadores da noite santarena de que consumir bebida alcoólica e em seguida dirigir é algo que coloca a própria vida e a de outros cidadãos em risco, aumentando a probabilidade de envolver-se em acidentes, uma vez que o efeito do álcool ocasiona alterações nos reflexos do condutor.

Nesse primeiro momento, a campanha, realizada em parceria com a Policia Militar (PM) e Departamento de Trânsito do Pará (Detran), foi em estabelecimentos do Centro, onde os clientes foram abordados e receberam orientações sobre a Lei Seca.

Além de orientações, o Detran realizou o teste do etilômetro, que consiste na análise do teor de álcool no organismo. O teste foi realizado de forma educativa, onde muitos clientes, voluntariamente, se submeteram a assoprar no aparelho. Em seguida, a explicação para o usuário das consequências caso o condutor fosse abordado em uma fiscalização ao volante após ter consumido bebida alcoólica.

“A campanha é muito importante, visitando os bares, lembrando as pessoas do risco de misturar bebida e direção, que essa parceria entre os órgãos possa continuar e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados no trânsito”, ressaltou um dos frequentadores de um estabelecimento comercial.

Para o coordenador da Divisão de Educação para o Trânsito da (SMT) Marcelo Santos, a primeira edição do projeto teve uma participação importante das pessoas que, com certeza, saíram dos locais e vão se tornar agentes multiplicadores dessas informações. “A receptividade foi muito positiva por parte dos proprietários, que aceitaram a permitiram que dialogássemos com os clientes que estavam nos estabelecimentos, onde foi explicado no que consistia a campanha, quais os objetivos principais e a distribuição de material”, concluiu.

A campanha continua e será realizada em bares e casas de shows da cidade por etapas orientando os clientes dos estabelecimentos, fixando cartazes, distribuindo panfletos e adesivos. 

A próxima ação da campanha será realizada no dia 28 de julho.

 

 SEMSA REALIZA CAPACITAÇÃO CONTINUADA 

A prefeitura de Santarém, por meio do Programa Bolsa Família Saúde e Alimentação e Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza uma capacitação continuada para profissionais das estratégias da saúde da família – ESF e Estratégias Agentes Comunitários de Saúde – EACS. 

A capacitação consiste num treinamento voltado para Política Nacional e Nutrição que contempla temas como: Segurança Alimentar e Nutrição, Obesidade entre outros. 

O objetivo é qualificar os profissionais da saúde para assuntos relacionados a Vigilância Alimentar e Nutricional no município de Santarém. A prioridade foi dada aos agentes comunitários de saúde por serem os multiplicadores de ações e serviços em cada comunidade e bairro além de estarem na ponta do atendimento das famílias diariamente.

Os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de saúde do planalto (Alter do chão, Jacamin, Santarém Mirim, São Braz, Nova Esperança do Ituqui, Cipoal); Ribeirinhos (Parauá, Tapará Grande, Aritapera, Curuai, Inanu, Arapixuna e Boim) e Unidades da zona Urbana do município de Santarém (Santarenzinho, Caranazal, Vitória Régia, Aldeia, Conquista, Uruará, Jutaí, Residencial Salvação, Santo André, Diamantino ll, Maracanã, Santíssimo/ Prainha, Santa Clara, Interventoria, Jardim Santarém e Livramento/São José Operário), devem participar da capacitação. 

A capacitação acontece na próxima quinta-feira (21), de 8hs às 10hs na casa de Cultura e contará com a presença da nutricionista Dra Maria Leonice Almeida e da Coordenadora do Programa Bolsa Família Saúde Dionesia Souza.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *