Caixa prevê adesão de 5,5 mil funcionários a programa de demissão voluntária

A Caixa reabriu na segunda-feira (17) as inscrições para o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE), com prazo de adesão até o dia 14 de agosto. A diretoria do banco espera adesão de 5,5 mil funcionários entre os que se enquadram nas regras estabelecidas como aposentados ou quem tem pelo menos 15 anos de empresa.
Em fevereiro, foi aberto um PDV com o objetivo de alcançar 10 mil funcionários, dentre os cerca de 30 mil que trabalhavam na empresa. Segundo a Caixa, 4.429 participaram do programa no início do ano. Agora o programa espera completar os 10 mil, estabelecendo o limite de 5,5 mil desligamentos voluntários.

O incentivo financeiro, de caráter indenizatório, será equivalente a dez remunerações base do empregado, limitado a R$ 500 mil. O benefício será pago em parcela única, sem incidência de Imposto de Renda (IR), recolhimento de encargos sociais e contribuição à Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

Podem aderir ao programa os empregados aposentados pelo INSS até a data de desligamento, quem estiver apto a se aposentar pelo INSS até 30 de dezembro, quem tiver, no mínimo, 15 anos de trabalho na Caixa até a data de desligamento e quem tiver adicional de incorporação de função de confiança/cargo em comissão/função gratificada até a data de desligamento.

Segundo o banco, o objetivo é ajustar a estrutura ao cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência. A opção pela adesão fica a critério do empregado. A Caixa analisará a proposta e poderá acatá-la ou recusá-la. O desligamento ocorrerá por meio de rescisão do contrato de trabalho a pedido, dispensando-se o cumprimento de aviso prévio. O desligamento dos funcionários que aderirem ao PDV deve ocorrer de 24 de julho a 25 de agosto, segundo informou o banco.

Fonte: Ércio Bemerguy

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *