CTA/SAE divulga balanço da campanha Julho Amarelo
Campanha promoveu mais de 4.386 testes. Destes, 6 novos casos de hepatite B e 2 de hepatite C foram diagnosticados.
A prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou na sexta-feira (28) as ações do Julho Amarelo, com uma blitz educativa na orla de Santarém. Além da panfletagem, foram disponilizados testes rápidos para identificação das Hepatites Virais.
De acordo com a organização mundial de Saúde (OMS), a hepatite viral é uma doença que afeta diretamente o fígado e constitui um grave problema de saúde pública. Cerca de 1,4 milhões de pessoas morrem por ano por conta da doença em todo o mundo.
Em Santarém, a campanha promoveu mais de 4.386 testes. Destes, 6 novos casos de hepatite B e 2 de hepatite C foram diagnosticados.
As atividades feitas em praças, parque da cidade e no próprio CTA/SAE, teve como objetivo orientar a população no que consistem os cuidados, formas de transmissão e prevenção à doença.
Atualmente, 692 pessoas portadoras de hepatites são acompanhadas pelo CTA/SAE.
Segundo a coordenação, a campanha atendeu a expectativa devido a procura por parte da população em fazer o test, em saber seu estado sorológico.
Os testes ficarão disponíveis no centro de Testagem e Aconselhamento- CTA/SAE, mas com critérios de indicação médica e avaliação da equipe.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS