Jardel: “Câmara deve ser rígida com Vereador que tiver desvio de conduta”

Vereador, que também é Delegado da Polícia Civil, diz que Câmara não deve passar a mão na cabeça de ninguém

O escândalo que gira em torno do vereador Reginaldo Campos tem mexido com a opinião pública santarena. Com o intuito de obter informações a partir de um ponto de vista político e ao mesmo tempo técnico com relação à ação dos órgãos de segurança pública, conversamos com o vereador e delegado da Polícia Civil, Jardel Guimarães, aonde o mesmo argumenta pontos fundamentais nesse processo e outros assuntos.

Ao ser questionado sobre o escândalo, envolvendo o parlamentar Reginaldo Campos, o vereador Jardel Guimarães expõe: “Nós tivemos uma operação conjunta do Ministério Público Estadual com a Polícia Civil, e um dos alvos, infelizmente, foi a Câmara Municipal de Santarém, mais especificamente também nosso colega, vereador Reginaldo Campos. Nós avaliamos e ficamos tristes pelo ocorrido, mas também, a gente tem de verificar que os órgãos de controle estão fazendo seus papéis, tanto a Polícia Civil quanto o Ministério Público, no sentido de cuidar da coisa pública e, com probidade realizaram a operação. Estão fazendo as investigações necessárias e se aprofundando no assunto. A gente tem certeza disso, até porque também sou membro da Polícia Civil. As investigações são conduzidas pelo Delegado Castro, sob a coordenação do Delegado Gilberto Aguiar e nós sabemos da seriedade por parte desse órgãos. Nós vamos aguardar os resultados das investigações, para que possamos realmente tomar pé da situação e juntamente com os demais vereadores, verificarmos as providência a serem tomadas no âmbito do Poder Legislativo”.

Nossa equipe perguntou sobre a ausência de Reginaldo Campos na Câmara, se ele deveria receber honorários. “Na ausência de qualquer trabalho, não há possibilidade de você receber por aquilo que não trabalhou. Não há justificativa para tal. Entretanto, como eu sempre falo, temos que ser prudentes e cautelosos, vamos aguardar a apuração das investigações que inclusive já está em fase final, houve coleta de provas e está sendo feita uma análise. Nós temos que aguardar para que posteriormente a mesa diretora da Câmara tome as providências necessárias”, disse o Vereador.

Ao ser questionado sobre uma possível cassação de mandato do vereador Reginaldo Campos, o Vereador respondeu: “Temos que aguardar, até porque ainda está em fase de apuração. Eles coletaram as informações e vão fazer o cruzamento de dados e no final, se de fato for provado que houve desvio de conduta por parte do parlamentar, deverá sim ser responsabilizado, porque a Câmara Municipal, tenho certeza absoluta, não passará a mão na cabeça de qualquer parlamentar que tenha desvio de conduta, entretanto, temos que aguardar os resultados para que se possa tomar uma providência”, declarou.

Ao pedirmos uma explicação técnica sobre um assunto que está causando alvoroço nas redes sociais, pois no dia da audiência de custódia, aonde a acusada Sara Campinas apareceu algemada enquanto o principal acusado, Reginaldo Campos, apareceu com as mão livres,  o vereador Jardel Guimarães afirmou: “Me causa estranheza, pois é uma Súmula Vinculante no STF, a Súmula 11, que diz que o uso de algemas deve ser feito, apenas em casos excepcionais, quando há perigo à integridade física, seja de terceiros ou a do próprio investigado que está preso naquele momento, ou seja, custodiado. Então, nosso entendimento é que deve haver isonomia para todos. Me causou estranheza essa senhora, que é objeto de investigação, ficar algemada, porque o uso de algemas é estritamente excepcional, conforme se pronunciou o Supremo Tribunal Federal. A Mesa Diretora, através de seus presidente Antônio Rocha, está tomando todas as providências necessárias, está sendo bem cautelosa, trata-se de um caso muito sensível que envolve um membro do parlamento santareno. O presidente está tomando todas as providências e aguardando pela conclusão das investigações, para que se possa tomar qualquer tipo de posicionamento”, disse o Vereador e delegado da Polícia Civil.

Jardel Guimarães falou, também, sobre um assessor da gestão atual da Câmara ter sido preso e sobre a possibilidade de também haver irregularidades na atual gestão. “Nós temos que verificar o final da investigação, se há desvio de conduta, pois isso deve-se combater. Infelizmente o País atravessa uma crise e os políticos estão envolvidos, principalmente em uma crise moral e crise ética. Isso tem atingido, também, o parlamento santareno. Eu tenho certeza que hoje o parlamento santareno é qualificado, seus membros são pessoas realmente interessadas na busca do bem da coisa pública. É extremamente importante que haja sim esse controle por esses órgãos e eu tenho certeza absoluta que a presidência não tem nada a esconder. Nós somos favoráveis a qualquer tipo de investigação, porque a gente sabe muito bem que a improbidade hoje impera em nosso País. Nós precisamos sim, fazer com que os órgãos de controle social venham e façam as devidas investigações em prol da coletividade e da coisa pública”, declarou.

Ao ser questionado sobre a decisão da Justiça de suspender a resolução que libera combustível para veículos de vereadores, enfaticamente Jardel respondeu: “Também é um assunto muito delicado, mas eu tenho dito aos nosso pares, que não se pode confundir a coisa pública com o privado. Eu vejo que o Ministério Público está com a razão. Nós temos que ver um mecanismo, pois somos sabedores que o parlamentar tem que estar nas suas bases nos finais de semana e, para isso terá despesas. Então, tem que se ter um mecanismo para que haja probidade, para que não se cometa nada ilegal e nada imoral. Isso eu tenho dito a todos os nossos pares. Quando há essa confusão do público misturar com o privado, vai gerar improbidade. Eu sou do ponto de vista de que nós possamos tratar a coisa dentro da legalidade e da moralidade”, finalizou o Vereador e delegado Jardel Guimarães.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Jardel: “Câmara deve ser rígida com Vereador que tiver desvio de conduta”

  • 18 de agosto de 2017 em 11:17
    Permalink

    Ia bem… até que falou que a liberação de combustíveis é assunto delicado! Não é assunto delicado, simplesmente NÃO devia nem ter esse tipo de auxilio, é imoral como TODO e qualquer tipo de auxilio ou regalia, VEREADOR é só ajuda de custo como na Dinamarca (80 euros mais passagem metrô), Alemanha (120 euros), Suécia (120 euros) não tem que ter regalias e esse papo de visitar bases é ridículo. As assembleias deviam ser extintas e funcionar um sistema com na Suíça.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *