Prefeitura leva ações de projeto de combate ao trabalho infantil às escolas de Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), estará nesta terça-feira (19) na Escola Municipal Frei Rainerio, no bairro Jutaí, levando para as turmas as palestras do projeto Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), a partir das 8h30. O projeto tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Juntos, os dois órgãos elaboraram o projeto de ação que possibilita alcançar alunos, pais e comunidade escolar. A ação conjunta conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para sensibilizar e mobilizar atores e segmentos sociais envolvidos na erradicação do trabalho infantil, como agentes públicos, movimentos sociais, centrais sindicais, federações, associações e cooperativas de trabalhadores e empregadores para participarem da elaboração e execução das ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil.

O projeto está sendo desenvolvido em escolas da rede municipal, em turmas do 5º ano do ensino fundamental, situados em bairros com vulnerabilidade social. “O Aepeti nas escolas” é um projeto piloto que poderá se estender para mais escolas. Esta primeira etapa irá encerrar no dia 28 de outubro contemplando 8 escolas municipais.

As ações iniciaram no dia 8 de agosto. Três escolas já receberam o projeto e 157 crianças e adolescentes do 5º ano assistiram às palestras.

PREFEITURA LEVA ORIENTAÇÕES A ALUNOS DE ESCOLAS EM ÁREAS DE RISCO EM SANTARÉM

Para conscientizar os estudantes dos perigos e orientar sobre como agir em situações de emergência, a Prefeitura de Santarém vai levar informações aos alunos de escolas de bairros em áreas de risco. Nesta segunda-feira (18), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) vai levar orientações a estudantes da escola Maria Amália, bairro Mapiri, às 8h30.

A ideia é trabalhar de forma preventiva, visado o próximo período de chuvas. O assunto será trabalhado com alunos na faixa etária entre 12 e 15 anos, e também com os pais.

A intenção é levar as orientações ao máximo de escolas possível antes do próximo período chuvoso. Na quarta-feira (20), a Comdec realiza a ação na escola Moraes Sarmento, bairro Caranazal.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *