Prefeito e secretário de cultura vistoriam estruturas montadas no Lago dos Botos

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário municipal de Cultura Luís Alberto Figueira estiveram no Lago dos Botos, na tarde de domingo (17), vistoriando as estruturas da arquibancada, camarote e palco que estão sendo montadas para a Festa do Çairé. A inspeção técnica feita pelo Corpo de Bombeiros na estrutura está prevista para esta terça-feira (19).

“Estamos aqui para garantir que o Çairé ocorra com segurança para todos. Para termos sucesso no evento, temos que ter uma boa organização. Pela primeira vez no Çairé, uma semana antes já temos equipes trabalhando, montando a estrutura”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

Além da montagem das estruturas temporárias, desde o dia 28 de agosto a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) iniciou as obras de melhoria da Praça do Çairé. A construção do muro ao redor do Lago dos Botos está prevista para ser concluída nesta terça. O projeto compreende também a construção de palco, dois camarins, banheiros, depósito e área de circulação interna de 132 m2, mas as obras só serão retomadas após o Çairé.

O planejamento integrado de segurança foi concluído no dia 12 de setembro. Este ano, os órgãos vão trabalhar em conjunto e contarão com a Sala de Gestão – espaço onde estarão representantes de cada instituição com o poder de tomar decisões e resolver possíveis problemas de maneira rápida. 500 policiais militares serão distribuídos na Vila de Alter do Chão, incluindo a praia, para garantir a tranquilidade. A delegacia da vila funcionará 24 horas com delegado e escrivão. Como reforço, a Prefeitura contratou 200 seguranças particulares desarmados.

“Este ano teremos estruturas seguras, e temos a garantia da segurança do público que vai prestigiar, das pessoas que vão se apresentar. Tudo está sendo planejado e bem organizado para um Çairé tranquilo. O segredo do sucesso é planejamento e é assim que temos trabalhado”, reforçou o secretário de Cultura.

A visita se estendeu até os galpões dos botos. Na oportunidade, os representantes das associações folclóricas adiantaram ao prefeito um resumo do que será apresentado. Este ano o Boto Cor de Rosa fará uma apresentação baseada no tema: “A arte do Som”. Já o Boto Tucuxi aposta no tema: “A expressão do Çairé”. As agremiações estão em fase final da construção das alegorias.

A abertura oficial do Çairé será realizada nesta quinta-feira (21), com o Hasteamento dos Mastros que foram buscados na floresta no sábado passado. “A população pode esperar um Çairé regionalizado, que valoriza e resgata a identidade. Teremos destaque do Çairé religioso que deu início a toda essa tradição, mas também valorizamos a cultura e o folclore por meio da disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa”, finalizou o prefeito.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *