Distrito de Fordlândia inspira exposição de estilista Marco Normando
A cidade de Fordlândia no Pará, erguida pelo empresário americano Henry Ford nos final dos anos 1920, às margens do rio Tapajós, inspirarou o estilista paraense Marco Normando. Ele fará a primeira exposição individual em Belém onde mostrará as peças da coleção.
Com o resultado de pesquisas teóricas e in loco, aliando esse baseamento ao conceito sustentável upcycling – que consiste em transformar resquícios ou produtos inativos e rejeitados em novos materiais – o estilista desenvolveu o conceito para uma coleção cápsula de indumentárias, onde a matéria prima será de reuso aliada a matérias orgânicas nativas, como o uso do látex.
Peças antigas também serviram como base para a construção da coleção. Desconstruções e alterações na modelagem, cortes, costuras e inclusão de materiais, trouxeram novos significados e formas para essas novas peças. Tudo a ver com o momento atual da moda.
As peças da coleção já foram vistas em editoriais de moda em publicações nacionais como nas revistas Marie Claire e a Scape Mag, ambas de outubro.
Segundo o estilista, “a coleção traz à tona a reflexão e a valorização da história do estado do Pará ao relatar sobre o legado assombrado pelo fantasma do seu idealizador Henry Ford, que ainda é motivador de celebrações, críticas e questionamentos de pensamentos no contemporâneo”.
O estilista Marco Normando vem desenvolvendo seus projetos autorais que abrangem arte e moda. Já trabalhou na equipe de estilo de Alexandre Herchcovitch e expôs seus trabalhos em grandes eventos como a Première Vision em São Paulo e como finalista na categoria Moda no concurso organizado pelo São Paulo Fashion Week, Movimento Hotspot, em que suas peças circularam pelas principais capitais do país.
A exposição e lançamento da coleção Fordlândia foi premiada com o Prêmio Seiva de Pesquisa e Experimentação da Fundação Cultural do Pará
Serviço: a exposição “Fordlândia”, de Marco Normando, tem abertura nesta sexta (6), às 19h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré, ao lado da Basílica). A visitação é das 8h às 18h. Entrada franca.
Fonte: DOL