Trote solidário incentiva que policiais militares doem sangue
Ao todo 135 alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar participaram da iniciativa
Os novos praças da Polícia Militar de Santarém participaram de um trote solidário, na última sexta-feira (13). Com o objetivo da ação, divulgada no sábado (14), foi fortalecer o Hemocentro Regional do Oeste do Pará com doação dos mais variados tipos sanguíneos. Ao todo 135 alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar participaram da iniciativa, que foi promovida pelo Comando de Policiamento Regional (CPR I) e 3º BPM. O trote solidário serviu para abastecer o estoque de bolsas de sangue da unidade, que atende a demanda de Santarém e de mais 18 municípios na região.
De acordo com a direção do hemocentro, a média mensal para classificar o estoque em nível satisfatório, para demanda de todos os municípios da área de circunscrição, são 650 bolsas. Por isso, para a assistente social do Hemopa, Anaíde Silva, iniciativas como a da PM são sempre bem vindas. “Essa campanha foi muito importante, porque é um incentivo para que outras instituições atentem para a importância da doação de sangue. A PM sempre nos ajuda, principalmente quando há novos alunos ingressando na corporação. E esses alunos poderão se tornar doadores de repetição, que é o ideal, para que a gente tenha sempre na nossa cidade pessoas que possam vir doar sangue pelo menos duas vezes ao ano”, relata a assistente social.
Para o comandante do CPR I, coronel Heldson Tomazo, a iniciativa da Polícia Militar mostra que a instituição pode servir e proteger a sociedade de diversas formas, uma delas é ajudando a promover o bem estar, principalmente a quem mais precisa.
Para doar sangue basta procurar o Hemocentro Regional, sediado no município de Santarém, que funciona na Avenida Frei Vicente, nº 628 – Bairro Aeroporto Velho, de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. O doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50 kg; estar bem alimentado e apresentar documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis legais para assinar um termo de consentimento.
Fonte: RG 15\O Impacto e Samuel Alvarenga