CHDU já encaminhou mais de 170 processos de alienação para a Câmara de Vereadores
A Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) da Prefeitura de Santarém, é o órgão responsável por promover a regularização fundiária no município. Planejar e executar a política de habitação, com especial atenção à habitação de interesse social, são diretrizes da CHDU, destacando entre as atribuições a “alienação” – processo de compra da propriedade, ou seja, o munícipe possui a posse, contudo, a propriedade permanece ao município. De acordo com a coordenadora, Nelcilene Lopes, a CHDU fomenta a regularização fundiária, além de outras competências nos processos: Traspasse; Reficação,Unificação, Fracionamento, Pesquisa de Arquivo, Certidão de Uso e Ocupação do Solo (Lei Nº 007/2012); Loteamento; Resgate de Enfiteuse, dentre outros. “Com a regularização fundiária, os moradores ficam garantidos quanto à sua posse e a propriedade sobre o imóvel. A moradia regularizada é um caminho para a integralização de outros tantos direitos fundamentais para as pessoas, tais como trabalho, o lazer, a educação e a saúde”, disse Nelcilene Lopes. A CHDU encaminhou à Câmara Municipal de Santarém 172 processos de alienação. Destes, 77 foram aprovados e os demais ainda estão em análise pela casa legislativa. Cerca de 800 processos de 2016 estavam na Coordenadoria, mas de janeiro a outubro de 2017, aproximadamente 2.500 processos estão em tramitação na CHDU. Os documentos necessários para o processo de alienação/compra (Lei nº 17.775/2003 e Decreto Nº 638/2017) são os seguintes: Para mais informações, o cidadão deve comparecer ao prédio do CHDU, localizado na Rodovia Santarém/Cuiabá, nº 661, no bairro Laguinho, próximo ao prédio do Detran. Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS |