Mais de 150 detentos fogem da penitenciária de Abaetetuba
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirma a fuga de 155 presos do Centro de Recuperação Penitenciário de Abaetetuba (CRRAB), na noite de quarta-feira (13). De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, os detentos renderam três agentes prisionais que estavam na ronda de plantão, após simularem um pedido de socorro a um preso que supostamente estaria passando mal. Do total de fugitivos, nove foram recapturados e um foi morto em confronto com os policiais.
No momento em que destrancaram a cela, os servidores foram rendidos por presos já armados e foram utilizados como reféns para garantir a fuga. No momento da ação, três policiais militares faziam a segurança da unidade prisional, mas não puderam intervir para garantir a integridade física dos servidores. Os presos danificaram equipamentos e estrutura física da unidade prisional, fugindo pela área de mata do bloco semiaberto.
Uma equipe do Grupamento Tático Operacional da PM foi acionada para reforçar a segurança no local. Uma revista estrutural foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) na unidade prisional, após o término da recontagem de presos. A Corregedoria Penitenciária da Susipe abrirá sindicância administrativa para apurar a fuga. Um inquérito policial também será aberto para investigar o caso. Atualmente, o CRRAB custodiava 345 detentos. A capacidade é para 120.
RG 15 / O Impacto com informações da Susipe