Moradores do Mapiri revoltados com obras da Prefeitura
Deus livrou que a madrugada de domingo de Páscoa fosse mais trágica para os moradores do bairro Mapiri. em Santarém. A chuva forte que caia deixava a todos com medo do que poderia acontecer de mais trágico, uma reação natural para quem acordava com suas casas invadidas pelas águas.
E tudo isso aconteceu por conta de uma obra feita pelo projeto PAC, coordenado pela Prefeitura de Santarém. Uma barragem que foi construída de maneira precipitada, deixando moradores de vários locais ilhados e em situação de risco, depois da chuva que caiu. O jeito foi improvisar e destruir parte da “barreira”, o que fez com que as águas fossem escoadas em enxurrada. Outros bairros como Nova República e Jardim Santarém também sofreram com a chuva forte.
Relatos – O marceneiro Antônio Pereira, que mora no bairro do Mapiri há dezessete anos e nunca tinha visto uma enxurrada daquele tipo. “Só na televisão”, diz ele, “do jeito que está, depois do serviço que foi feito, eu nunca tinha visto uma enchente desse tipo aqui no bairro”, conta ele. Outros moradores também lamentavam o prejuízo material, ao mesmo tempo em que agradeciam a Deus por estar vivos.
Construtora responsável – O vereador Gerlande Castro falou que: “Desde o ano de 2008 estou falando no plenário da Câmara Municipal desse problema que poderia acontecer. A própria Associação de Moradores do bairro fez reuniões explicando esse problema, mesmo assim a construtora Mello de Azevedo fez a barragem, mas não deixou saída para a água, tanto que foi só ser quebrada uma parte da barreira e a água saiu em enxurrada”, desabafou Gerlande Castro. Os moradores prejudicados querem que o poder público municipal tome as devidas providências. Esperamos que seja o mais rápido possível, pois o período de chuvas ainda não acabou.
Por: Carlos Cruz