Osama Bin Laden está morto, confirmou Obama
Em um pronunciamento transmitido ao vivo nas redes de televisão norte-americanas, por volta das 00h30 de segunda-feira (2), horário de Brasília, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama confirmou, à nação e ao mundo, que Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al Qaeda, está morto.
A informação havia sido veiculada cerca de uma hora antes pela rede de TV CNN, e em menos de meia hora a notícia já havia sido divulgada pelas agências Reuters, AFP e Associated Press.
De acordo com o pronunciamento, Osama foi morto em consequência de uma ação da inteligência do Exército em conjunto com forças Paquistanesas que localizaram o terrorista na última semana. Em seu pronunciamento, Barack Obama atribuiu à cooperatividade das forças Paquistanesas grande importância para o sucesso das ações.
O chefe terrorista teria sido eliminado neste domingo por um grupo de soldados americanos em seu esconderijo próximo a Islamabad. A abordagem envolveu troca de tiros sem que, no entanto, nenhum soldado ou civil tenha ficado ferido.
Filho de Bin Laden também pode ter morrido
Ao contrário do que divulgaram as redes de Televisão norte-americanas, além de Osama Bin Laden, mais quatro pessoas morreram ontem (1) na operação especial norte-americana contra a casa do líder da Al Qaeda, localizada a 60 km ao norte de Islamabad, capital do Paquistão.
Segundo um funcionário americano, que não se identificou, foram mortos três homens adultos, entre eles um suposto filho de Bin Laden. Também morreu uma mulher utilizada como escudo por um dos homens de Osama. Outras duas mulheres ficaram feridas na operação.
Já o partido islâmico paquistanês Jamat-e-Islami advertiu que Osama “não estava sozinho” na sua empreitada e informou que a guerra na região irá continuar. “Bin Laden é um líder na forma de pensar, é o organizador do maior regime do mundo”, disse o porta-voz do Jamat-e-Islami, Shujat Qamar.
Corpo de Bin Laden teria sido enterrado no mar
Após Osama Bin Laden ser morto em uma operação especial das forças norte-americanas no Paquistão, um oficial militar dos EUA disse que o corpo do terrorista mais procurado do mundo deveria ser tratado conforme a tradição islâmica. Isso significa o sepultamento dentro de 24 horas.
Como encontrar um país que aceitasse receber os restos mortais de Bin Laden seria muito difícil, o oficial disse que os EUA decidiram enterrar o terrorista no mar.
Fonte: Agência Estado