Celpa terá dinâmica de trabalho para o Carnaval no Oeste do Pará
A operação vai garantir que situações emergenciais sejam solucionadas no menor tempo possível.
Em mais um Carnaval, a Celpa vai estar realizando um esquema de trabalho específico. As equipes irão atender as cidades que terão maior concentração de brincantes nas festas carnavalescas. A iniciativa deve garantir que situações emergenciais envolvendo a rede elétrica sejam solucionadas no menor tempo possível, sem provocar qualquer tipo de imprevisto aos foliões.
Serão adotadas medidas de reforço, que disponibilizarão mais de 20 equipes extras para atuar em pontos estratégicos dos principais municípios. Em Alter do Chão, por exemplo, terão equipes extras durante os dias mais intensos do Carnaval na Vila – 10 a 13 de fevereiro. Técnicos também vão estar atentos nas subestações Santarém, Tapajós e Muiraquitã. Ainda, um sistema especial, interligado vai poder atuar em qualquer emergência para que no menor tempo possível os foliões na Vila de Alter do Chão, possam brincar, tendo energia segura e firme.
Em Santarém, a Praça de Eventos vai ganhar atenção especial, pois será o local da abertura da Quadra Carnavalesca da cidade. Além de Santarém, as cidades de Juruti, Oriximiná, Alenquer, Itaituba, Belterra, Mojuí dos Campos e Óbidos – na Praça da Cultura, onde tradicionalmente acontece o Carnapauxis, um dos maiores da região. Profissionais das Áreas de Manutenção, Serviços de Rede, Operação irão atuar de maneira preventiva e de sobreaviso nas subestações e alimentadores. Alguns desses municípios, como Óbidos, já vem recebendo atenção por parte da Celpa, uma vez que a folia começa bem antes, e recebe milhares de foliões, vindos de todo canto do país.
De acordo com o Executivo de Serviços de Rede, Danilo Almeida, a Operação Carnaval envolve muitas equipes e de várias áreas da empresa: “vamos estender o plano para toda a região e é fundamental que todas as áreas estejam envolvidas para um trabalho conjunto. Sempre conseguimos cumprir essa missão com sucesso, e o principal de tudo é oferecer uma energia de qualidade e garantir a segurança dos que trabalham e dos que brincam”, diz Danilo.
Prevenção – Com o intuito de reforçar o plano, durante os meses que antecedem as festividades de fim de ano, a Celpa realizou ações de manutenção preventiva na rede elétrica. Destacam-se poda das árvores próximas a rede elétrica, a manutenção geral dos alimentadores, e a realização de testes nos equipamentos que trabalham de forma automatizada ao longo da rede. Isso possibilita que as operações emergenciais também possam ser executadas à distância, agilizando o restabelecimento no caso de alguma interrupção no fornecimento de energia elétrica.
E visando os cuidados com a segurança para evitar curtos-circuitos, incêndios na rede elétrica com ligações irregulares e outros imprevistos, a Celpa disponibiliza para trabalhadores do comércio informal as ligações provisórias. O serviço é realizado pela distribuidora para garantir energia de qualidade e segurança para autônomos que realizam algum tipo de atividade comercial em eventos.
De acordo com o Executivo da Área de Relacionamento com o Cliente, Gilliard Vaz, é muito importante que cliente entre em contato com antecedência para solicitar o serviço. “A gente pede que o cliente nos procure no mínimo com 10 dias antes das datas dos eventos em que ele irá trabalhar, pois é realizado uma avaliação no local para verificar a viabilidade da demanda”, esclarece o executivo.
Os clientes interessados devem se dirigir a uma agência de atendimento da Celpa portando os documentos de identificação (RG e CPF), informar o quantitativo de carga demandada, com a relação dos aparelhos que serão usados, e os dias que serão utilizados. Após realizar um cadastro, será emitido uma fatura do serviço.
Durante todo o período de Carnaval, a distribuidora disponibilizará equipes nas áreas solicitadas das festas para evitar os furtos de energia. “Nossas equipes estarão nas ruas, se caso necessário para retirar ligações clandestinas, e assim garantir a segurança dos trabalhadores e foliões nos locais”, finaliza Gilliard.
Canais Oficiais de Atendimento – 08000 91 0196 www.celpa.com.br, APP Celpa, ou nas Agências de Atendimento do Município.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMO