Ibama no Pará tem novo Superintendente
Ao contrário do que tentam dizer por aí, especialmente aqueles com interesses escusos, o novo superintendente do IBAMA no Estado do Pará é um exemplo de profissional de qualidade. Tem graduações que agregam conhecimentos importantes para uma política de gestão ambiental coerente, juntando em seu currículo aspectos técnicos e legais imprescindíveis ao funcionamento da autarquia federal.
O Superintendente tomou posse no cargo em Brasília, no último dia 11, e foi recebido com satisfação pela Presidente do Instituto, Dra. Suely Araújo, e seus diretores.
Edimax Gomes Gonçalves representa a esperança, há muito existente, de um IBAMA efetivamente técnico e coerente.
O advogado e engenheiro, tem vasta experiência na seara ambiental, tendo iniciado os estudos e vivências na área, desde quando estagiário no Ministério Público do Estado do Pará.
Depois foi professor universitário, numa instituição cujo foco e missão envolve os aspectos ambientais, que é a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e advogado consultor na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS/PA.
Na Secretaria trabalhou na análise de processos de licenciamento, manejo e punitivos, acumulando rica experiência. Atuou enfrentando o acidente com carga viva no porto de vila de conde e contra agentes fraudadores do sistema SISFLORA, que inseriam informações falsas, para obter vantagem ilícita.
Natural de Mocajuba, nordeste do Pará, o superintendente traz na mente a expressão do quanto a conservação e proteção da qualidade ambiental são imprescindíveis.
Fonte: RG 15/O Impacto