Plantão do Bocão
A terceira via existe e vai apresentar um candidato a Prefeito em 2012
A terceira via existe e será consolidada em setembro com o prazo final para as filiações partidária, um ano antes das eleições de 2012
A notícia vem logo em seguida em que a prefeita Maria do Carmo se defende e ao mesmo tempo diz que o ano de 2009 foi perdido. Assunto que foi embalado nos noticiário da imprensa santarena.
José Maria Tapajós deu o caso por encerrado, mas deu a entender que tem cartas na manga para usar na hora certa. A terceira via pode ser um prenúncio.
O que é a terceira via?
É um movimento que está se formando dentro do Poder legislativo, onde pelo menos 5 vereadores já aderiram. A proposta central do grupo é colocar como alternativa, um nome entre os maiores da situação e oposição. Na linguagem política, a terceira via também é chamada de voto útil, caso abordado com profundidade, em assunto recente aqui no IMPACTO.
José Maria Tapajós, que neste momento anda com ânimos nada amigáveis com a Prefeita, confirma que faz parte do grupo.
As discussões serão amadurecidas, garante Tapajós, hoje segundo o que já foi discutido pelo grupo, “ainda é o fato de pelo menos três partidos, já terem lançado candidatos” disse ele.
As citações de José Maria mostram um norte de representações desses partidos com assento na Câmara. Tapajós citou por insistência da reportagem do IMPACTO, que partidos são esses? E Tapajós respondeu: PSB, PV e PMDB.
A informação confirma mais uma vez, que em uma reunião dos partidos da base com a Prefeita, nenhum confirmou apoio ao candidato do PT, seja lá quem for. Vai ver que o grupo já estava reunindo há algum tempo, e mantendo segredo sobre o assunto da pauta.
Ao sinalizar uma coalisão, que na história recente da política local, vai unir vereadores da situação e da oposição, os desdobramentos sobre o resultado das eleições do ano que vem, embolando o meio de campo, e com resultados que os institutos de pesquisas chamam de empate técnico.
Só vai depender de quem será esse nome de consenso. É a primeira vez que o Poder Legislativo bate de frente com as maiores forças políticas santarenas. É ver pra confirmar.