Deputado a favor da CPI da Alepa

Deputado Zé Maria

O deputado estadual Zé Maria (PT), uma das lideranças da região Oeste do Pará, na Assembléia Legislatica, em contato com nossa reportagem, disse que ser favorável à bertura de Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI, para apurar as irregularidades no Poder legislativo do Estado do Pará. Zé Maria já assinou o querimento que cria a comissão para compor a CPI, de autoria do deputado Edmilson Rodrigues (Psol) e que conta até agora com apenas dez das 14 assinaturas necessárias.

Gabriel Guerreiro contra CPI – Contrariando uma orientação de seu próprio partido, o deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV) declarou que não irá assinar o requerimento que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades na Assembléia Legislativa do Estado (Alepa). Na semana passada, o presidente estadual do PV, José Carlos Lima, recomendou que Guerreiro apoiasse a CPI. Ontem, porém, o parlamentar demonstrou já ter tomado a sua decisão. ‘Eu acho a CPI uma coisa absolutamente desnecessária’, justificou.

‘Nós não somos investigadores, é uma questão política que tende a desgastar a Assembléia. Os deputados estão submetidos às investigações do Ministério Público e vão ter que se responsabilizar pelos seus atos. Eu sou favorável à apuração, agora, fazer uma ação puramente política, eu sou contra. Algumas pessoas dizem que só a Assembléia apurando é que vai se descobrir. Não tem nada disso, já que o presidente (Manoel Pioneiro) abriu a Casa para ser investigada’, disse.

Com a decisão de Gabriel Guerreiro, instalar a CPI se tornou uma tarefa ainda mais complicada, mesmo diante da pressão popular. Depois que o PV manifestou ser favorável ao projeto, o deputado Edmilson Rodrigues esperava contar com o apoio de Guerreiro.

Agora, a esperança é que Hilton Aguiar (PSC), Alessandro Novelino (PMN) e Pastor Divino (PRB) assinem o documento. Mesmo assim, ainda ficaria faltando a assinatura de um parlamentar. ‘O Alessando Novelino me afirmou que se eu precisasse de uma assinatura, ele colocaria a dele. Eu vou para a pressão total. Eu quero pressionar o Pastor Divino’, avisa Edmilson.

Hilton Aguiar deve assinar requerimento – Desde a semana passada, o deputado Hilton Aguiar demonstra ser favorável à criação de uma comissão para investigar as irregularidades na Assembleia. Mas o parlamentar alega que precisa, antes, saber qual é a orientação do partido. Ele espera conversar esta semana com o presidente regional do PSC, Zequinha Marinho, para tomar uma decisão. ‘A minha vontade é de assinar, mas eu não posso fazer nada sem ouvir a Executiva do partido. Eu acho normal. Se existe alguma denúncia, tem que averiguar. Eu acredito que a política tem que ser transparente, respeitar a opinião da população. Não tenho nenhum motivo para não querer que haja a CPI. Mas ele (Zequinha) é o líder, o comandante, e eu não posso tomar uma decisão sem antes conversar com ele. A minha vontade é uma, mas a decisão da legenda pode não ser a mesma’, concluiu.

Escândalo – O escândalo da Assembléia Legislativa do Pará está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho e pela Receita Federal. Há suspeita de desvios de R$ 80 mil a R$ 1 milhão por mês, somente na folha de pagamento. Licitações e contratos também estão sendo apurados, assim como o recolhimento de impostos federais. Há suspeitas de simulação de compras e serviços de materiais, como aluguel de veículos e obras, e sonegação de imposto de renda e da contribuição à Previdência Social.

‘A sociedade está boquiaberta. Não me lembro de um crime no Brasil que envolvesse tantas formas de desvio de recurso público. Me preocupa que o Ministério Público não dê conta de apurar por se tratar de um longo período. Mas a sociedade já ganhou. No mínimo se conseguiu estancar a sangria. Quem estava cometendo esses crimes vai demorar a retomar’, acredita o deputado. Ele voltou a defender a instalação da CPI, não apenas para investigar e punir os responsáveis, mas para propor mudanças no regimento interno da Casa e na legislação, a fim de prevenir a corrupção futura no Poder. Até agora, somente Edmilson, a bancada do PT (Carlos Bordalo, Bernadete ten Caten, José Maria, Valdir Ganzer, Airton Faleiro, Chico da Pesca, Milton Zimmer e Edilson Moura) e o deputado João Salame (PPS) assinaram o pedido de CPI. A comissão precisa de 14 assinaturas para ser instalada.

Da Redação

Um comentário em “Deputado a favor da CPI da Alepa

  • 9 de maio de 2011 em 20:22
    Permalink

    Quem é esse Zé Maria pra bancar o honesto. Até agora a Prefeitura de Juruti está falida por conta da campanha dele. O Prefeito de lá gastou mais de 2 milhões pra eleger esse rapaz.
    Isso é caixa 2 deputado, vamos instalar CPI sobre isso também.
    De onde veio o dinheiro pra pagar o avião que ficou toda a campanha a sua disposição.
    Cuidado deputado, o Ademir Andrade bancou o puritano e olha o que deu?

    Resposta
  • 9 de maio de 2011 em 10:30
    Permalink

    E isso Deputado, vamos fazer uma limpeza nesse manicômio, que vivem só para ludibriando o povo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *