A LIGA ESPORTIVA DE SANTARÉM DE SAUDOSAS LEMBRANÇAS | Eduardo Fonseca Ed. 1200

A LIGA ESPORTIVA DE SANTARÉM DE SAUDOSAS LEMBRANÇAS

No próximo dia 05 de junho a Liga Esportiva de Santarém deverá completar sessenta e nove anos. Uma vez que foi fundada em 05.06.1949, por um grupo de jovens entusiasmados desportistas, dentre os líderes estava o meu saudoso pai Élvio Fonseca, e seus amigos, os também saudosos, Davi Natanael e Francisco Cunha (Chico Caroço), com o objetivo de unir os clubes de Santarém.
Após muitos anos de glória na organização dos campeonatos de futebol de Santarém, foi campeão intermunicipal, invicto ou Super Campeão e recebimento de muitos amistosos com Clubes, de diversos estados, principalmente do Rio de Janeiro, como Vasco da Gama, Flamengo, Botafogo, Fluminense, São Cristóvão, Madureira, América. O Transwal de Paramaribo; 13 de Campinas, da Paraíba; Sport Recife; Calouros do Ar, do Ceará, além dos regionais, Remo Paissandu, Tuna Luso Brasileira, Nacional de Manaus, São Raimundo de Manaus e Fast Clube, e a Seleção Olímpica Brasileira. Isto sem falar dos mais de centenas de grandes atletas que surgiram no velho Elinaldo Barbosa e nos primeiros anos do Colosso do Tapajós. E ainda, para quem não conhece a história do futebol santareno, foi onde o atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, que está na Rússia com a nossa seleção brasileira, iniciou sua carreira como Cartola, sendo presidente da LIGA ESPORTIVA DE SANTARÉM. E hoje é o presidente da CBF.
Nessa época, não havia campeonato nacional, brasileiro, ou qualquer outro tipo de competição. O que havia eram as excursões dos clubes, que não possuíam patrocinadores, então vinham faturar uns níqueis para pagar os jogadores.
Hoje. Tomo conhecimento que devido a “apagada” liderança da LES, está sem apoio dos clubes filiados e dos clubes fundadores que foram (São Francisco, São Raimundo, Fluminense, Norte Clube, Clube Recreativo Flamengo, América e Portuguesa), Sem o apoio do governo municipal. O que já deu motivo para o surgimento de uma nova LIGA, esta do TAPAJÓS, segundo informações, com apoio político, ou talvez, com o objetivo político, afinal, tem eleições na “biqueira”, o que o atual presidente da LES não tem. E assim, vai para as “cucuias”, uma entidade que foi fundada com muito amor pelos desportistas da época, mantida com ardor pelos outrora diretores, inclusive, eu fui presidente por três vezes, e fizemos campeonatos com apoio do governo municipal, dos clubes, da Federação Paraense de Futebol e, principalmente, dos torcedores santarenos que tinham o futebol como seu programa predileto.
Lamentável, mais ainda, é que alguns jovens, não só no futebol, não conseguiram dar continuidade no que foi deixado pelos mais velhos. Ou estão, visando apenas, seus interesses particulares!
/////////////////// Como estava diferente a feira do Aeroporto Velho, domingo passado, dia 27.05. Não tinha o Jogo da “Maria Pretinha”, nem vendedor de “CD Pirata”, isso porque houve uma magnífica operação da PM, até quase ao final da manhã. Os policiais ficaram lá direto. Não foi igual as outras que era só uma ”passadela”. Valeu! Espero que continue com essas operações. O povo agradece! Agora, precisa acabar com os agiotas internacionais que agem livremente na Praça da Matriz.
/////////////////// Também é de lamentar, não sei como chegou a este ponto, a retirada dos ambulantes da orla chamada “Feira do Tablado”. Este já fazia parte do dia a dia da população santarena, que iam até lá, diariamente, para se servirem com as mercadorias que fazem parte do prato diário, ou seja, a (gastronomia) dos santarenos: piracuí, pirarucu seco, farinha de diversas regiões, bananas de todos os tipos, frutas das mais diversas, em todas as épocas, até aves regionais. E assim, em nome da estética do cais que era de arrimo, agora é orla e que precisa ser concluída.
O que eu lamento ainda, que a parte que se diz que já está pronta, está sendo derrubada, deteriorada pelas embarcações que atracam ali, diariamente, e fazem a operação de carga e descarga onde se sabe que não é para esta atividade, além do mais ainda nem foi feita a festa de inauguração, com fogos, placas e a presença dos políticos “papagaio de pirata”. Querem aparecer na foto.
Mas a tal secretaria que é responsável pelas embarcações, atracação e que deveria zelar pela orla, também, porque faz parte da administração do município de Santarém, não aparece, nem mostra “a tua cara!”. Está parece o caviar do “Zeca Pagodinho”, “…nunca vi, não conheço, só ouço falar…” E aí?, a culpa jogam na costa do Prefeito! Mas esses donos de embarcações não pagam nada para o Município pelo uso da orla e ainda falam mal do Prefeito. Pode?!
/////////////////// O momento no Brasil é grave! A greve dos caminhoneiros contra o aumento do diesel, o que foi louvável porque para o povo só vem as despesas. O povo estava com os excessos de aumentos e de desmandos, até o pescoço. E assim, defenderam todos os brasileiros, porque todos nós necessitamos do transporte municipais, urbanos, intermunicipais e intra estaduais dependem dos caminhoneiros.
O nosso ex–presidente Juscelino Kubistchek, o que fez “cinquenta anos em cinco”, dizia que “governar é construir estradas, e que no futuro o Brasil seria movido por quatro rodas”. Naquela época, já antevia o que temos hoje, carretas, super carretas e super baús.
Mas, os líderes do movimento deixaram de lado os que usam a gasolina. Esta continua tendo aumento. Os proprietários de postos de gasolina estão, descaradamente, usando e abusando dessa facilidade e da falta de fiscalização de um INMETRO, que parece não existir, principalmente, neste momento, em Santarém, por exemplo.
E este governo central do Brasil sem personalidade, mas foi eleito na chapa da ex-Presidente. O voto do vice é vinculado ao do Presidente. Logo, é legítimo! Mas não tira um centavo, das regalias, das mordomias da classe política, e joga tudo para o povo pagar a conta. Porque o que o tesouro vai pagar, é o contribuinte quem paga, ou seja, todo o cidadão vai arcar com a chamada despesa, ou déficit da Petrobrás. Pense nisso no próximo dia 7 de outubro)
Que seja o LOUCAT, mas o importante é que mesmo sendo os proprietários das empresas de caminhoneiros que estavam por trás desse movimento. Foi louvável, porque não seu deu uma conotação política ao movimento. Os custos que eles pagam são repassados para todos nós brasileiros, os consumidores. Pelo menos uma observação para mim foi positiva. Não tinha uma bandeira daqueles movimentos como MST, CUT e outros, vermelhos, não puderam tirar proveito, nem pegar carona do movimento. Vejam o que sobrou para os petroleiros, 500.000 reais de multa para cada dia parado!
/////////////////// O povo brasileiro está muito preocupado, mas é com o início de mais uma Copa do Mundo. O jeito do brasileiro, para esta Copa está meio frio, talvez por causa do clima da Rússia. Mas estão preocupados com a contagem regressiva. Hoje, sexta feira, 01 de junho. Só faltam treze dias para o início da Copa e dezesseis para a estreia da Seleção brasileira de Futebol. O mesmo não está acontecendo para a eleição, faltam 129 dias, que vai decidir o futuro político do nosso País, da Terra de Pindorama, da Terra de Santa Cruz e da Vera Cruz, do Brasil. Mas vamos mudar esse cenário de mazelas, vamos dar um basta e aposentar os políticos “ficha suja”. Vamos construir um novo País, que melhor para os nossos filhos e para os nossos netos.
/////////////////// O acidente ocorrido com o meu prezado amigo BARRA e sua filha, no dia 30/05/2018. vem reforçar a necessidade de fiscalização na nossa cidade. Não precisa ser à noite, esses abusos, ocorrem, diariamente, em toda a cidade, sob a alegação de que não conhecem o trânsito da cidade. Se ocorreu no centro da cidade. Agora imaginem nos bairros. O que vem ocorrendo, aqui na Trav. Turiano Meira, principalmente, no perímetro da Muiraquitã, até a Moaçara, passando por dentro do conjunto residencial Tapajós, que chamam de Cohab. Retiraram toda a sinalização e fazem dela pista de corrida, de “pega”, vinte e quatro horas. Já houve atropelamentos, já derrubaram duas mangueiras que ornamentavam a Travessa e não se vê, guardas, nem sinalização promovida pela secretaria competente. E que deveria, pelo menos, manter a sinalização em dias. Assim, só sobra para os contribuintes e para as emergências dos Hospitais. // Estou torcendo pela pronta recuperação do meu amigo BARRA e pelo total restabelecimento de sua querida Filha! /////////Quanto ao autor que disse voltar para se apresentar à Polícia, nesta sexta feira. Creio que não será fácil ele comparecer. Ó longe da Polícia!
/////////////////// Hoje tem SEXTA DA SAUDADE no FLUMINENSE com a BANDA STILLUS, a partir das vinte e três horas, imperdível.
//////////// E no próximo dia 08.06, No FLUMINENSE o BAILE DOS NAMORADOS, com o toque musical e lançamento na nova Banda romântica de Santarém. FRUTO DA TERRA – com a direção de ODÍLSON MATOS, O EX DIRETOR E CRIADOR DE OS HIPPIES, o melhor conjunto de baile que Santarém já teve. O LANÇAMENTO SERÁ NO MELHOR AMBIENTE PARA CONVERSAR, NAMORAR E DANÇAR. ANTECIPEM SUA MESA E SEUS INGRESSOS, NA SECRETARIA DO CLUBE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *