Denúncia – Empresas de oftalmologia atuam ilegais em Novo Progresso

Mauro de Assis combate atuação ilegal de empresas no ramo de ótica de outras regiões

Preocupados com a proliferação de empresas que estão prestando serviço no município de Novo Progresso, oriundas de outras praças, de forma desleal, sem que deixem qualquer benéfico ao Município, quatro empresários donos das óticas que mantém suas atividades há bastante tempo se sentem prejudicados à elevada demanda presente e com isso recorreram aos poderes Legislativo e Executivo, com a finalidade de pedir socorro.

Mas, de acordo com o empresário Mauro de Assis Cunha, um dos pioneiros em Novo Progresso, onde instalou sua primeira ótica desde quando veio de Nova Esperança do Paraná, se trata de uma concorrência injusta, mas crê num desfecho positivo depois de se reunir juntamente com os outros dono de óticas, ganhou a adesão de apoio geral e irrestrito  do prefeito Macarrão e da Câmara de vereadores, que de forma unânime se comprometeu junto ao Executivo aprovar projeto de lei que vai regulamentar o mercado e proibir definitivamente essa prática desleal das empresas que prestam serviço de optometria, que não pagam impostos, não deixam benefícios na cidade.

Os nove vereadores, Nego do Bento (presidente), Odemar Oneta, Professor Gilberto, Chico Souza, Jovem Vargas, Samuel, Cabral e Marconi da Unika, estão dando apoio incondicional à causa dos donos de óticas por entenderem que com a regulamentação das leis o Município será beneficiado. Atualmente as quatro óticas são empresas que geram emprega e renda ao Município e não podem sofrer prejuízos, por concorrência desleal.

São duas situações que a comissão formada pelos donos de óticas reivindica pela aprovação do projeto de lei do Executivo que regulamente a atividade de fato e de direito para os dois segmentos de atividade, compreendendo na área de prescrição a Oftalmologia e a Optometria. Sobre a atuação das quatro óticas em atividade no Município, todas elas dispõem de profissionais em nível superior que respaldam os serviços de Oftalmologia e Optometria.

Nesse sentido, um oficio foi enviado à Câmara de vereadores e ao Prefeito pedindo a aprovação do projeto que já está em trâmite para ser votado e aprovado em breve pela Câmara de vereadores. Na sessão do último dia 20 de junho, Mauro de Assis esteve novamente na sessão ordinária da Câmara representando a categoria e reivindicando a luta da categoria, quando o presidente da Câmara Nego do Bento, Juarez Civieiro, Marcone, Odemar Oneta, e Juvenil Vargas (Jovem), apenas cinco dos nove vereadores que estavam presentes na sessão, reiteraram novamente apoio e garantiram que o projeto de lei do Executivo será votado sem qualquer barreira tão logo chegue na Câmara.

Encerrando a entrevista, Mauro de Assis, que já foi secretário e exerceu diversos cargos público e privados, elogia a Câmara e o prefeito Macarrão pelo bom e pela sensibilidade do apoio a uma causa nobre de grande relevância para o Município.

FIQUE POR DENTRO: Você sabe a diferença entre Oftalmologia, Ortóptica e Optometria? Os nomes são parecidos, mas, apesar de todas se referirem à saúde dos olhos, são profissões com atuações bem distintas. É importante compreender a atividade de cada profissional, para que haja complementariedade nas atuações. A primeira e principal diferença está na categoria.

A Oftalmologia é uma especialidade da medicina. Nela, se estudam e tratam as doenças relacionadas aos olhos e seus anexos. Significa, em bom português “a ciência dos olhos”. O oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar todas as doenças do sistema visual. Esse profissional precisa – além do curso de medicina – realizar uma preparação específica no âmbito da oftalmologia. Assim, está capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares.

Já a Ortóptica é um ramo da oftalmologia. Ela se ocupa da avaliação do paciente, da medida dos desvios oculares e da reeducação dos olhos em caso de problemas da visão binocular – que ocorre no estrabismo e na heteroforia. A Ortóptica quantifica e qualifica as anomalias da visão e os distúrbios da motilidade ocular. Define e aplica, com base no diagnóstico, programas terapêuticos para reeducação e reabilitação motora e funcional da visão binocular e da deficiência visual. Portanto, o ortopistaexerce a sua atividade no diagnóstico, na terapêutica e na reabilitação.

Por fim, a Optometria é a técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados, sem a necessidade da aplicação de drogas ou tratamentos cirúrgicos. A Optometria trabalha fora do “órgão globo ocular” e foca no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, que não são doenças, são defeitos da visão.

Por: Nazareno Santos

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *