Amport investe no aumento do calado dos portos do Arco Norte
No dia 1º de agosto, após ter desatracado de um dos terminais do Porto de Vila do Conde, foi realizada com sucesso a manobra do navio “MV Bulk Holland”, que navegou com segurança pelo canal do Quiriri, com 13,50 de calado, sob a orientação da Marinha do Brasil. “Trata-se do primeiro navio carregado com este calado, e nossa meta é viabilizar a navegação com o calado de até 14m, disse Paulo Ivan, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Amazônia (Amport).
Desde 2016, a Amport tem investido na instalação da Estação Maregráfica no canal do Quiriri, que realizará o monitoramento meteoceanográfico para o aproveitamento máximo das variações da maré, permitindo o aumento do calado nos trechos críticos à navegação no canal.
Este investimento, uma parceria da Amport com a Marinha do Brasil e outras entidades, viabilizará a navegação segura no canal do Quiriri, incrementando a atividade econômica da região e permitindo o acesso de navios de maior calado e capacidade de carga ao porto de Vila do Conde, tornando-o ainda mais competitivo para atender a demanda internacional.
Amport: A Amport representa as empresas que possuem Terminais Portuários de Uso Privativo (TUP), Estações de Transbordo de Cargas (ETC) e os Arrendatários de Instalações Portuárias e tem como finalidade contribuir para o fortalecimento da cadeia logística e infraestrutura do corredor logístico do Arco Norte.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nathália Proença/Amport
Nossos portos ainda não estão preparados para a exportação de grãos do Centro Oeste por falta de visão de nossos governandes e empresários do Pará.Há mais de 10 anos essa bola era cantada.Mas o Jatreme não fiz nada.Agora a ANTT quer fazer uma ferrovia(ferrogrão) de Sinop até Mirtituba em Itaituba-PA.Mas por que não fazer até Santarém que já tem um pequeno porto com maior calado.