Profissionais do HRBA aperfeiçoam técnicas de reanimação em paradas cardiorrespiratórias
Cerca de 150 profissionais que atuam no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participarão até o dia 31 de agosto, de treinamento sobre manobras e medicações em ocorrência de parada cardiorrespiratória em pediatria. A iniciativa é do Time de Resposta Rápida (TRR) da Unidade, implantado em 2013, que atende pacientes com sintomas de possíveis paradas cardiorrespiratórias.
Para o técnico de enfermagem da Clínica pediátrica, Henderson Silva, o treinamento serviu para aprimorar e alinhar as práticas de trabalho. “Conseguimos fortalecer o que nós já temos dentro do próprio hospital e conseguimos definir uma forma padrão para ser usada aqui ou em qualquer outro hospital. Todas as informações foram bem absorvidas e serviu para alinharmos as nossas práticas”, conta.
A aula é ministrada pela coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do HRBA, pediatra Kathia Harada, que também é especialista em terapia intensiva em pediatria. O objetivo, segundo ela, é fazer com que toda a equipe multiprofissional do Hospital Regional esteja capacitada e realize as reanimações seguindo o mesmo protocolo. “É importante que todo mundo fale a mesma linguagem, porque a dinâmica do atendimento será mais rápida e eficaz, trazendo benefícios ao paciente, com um resultado exitoso. E, também, diminui os custos do hospital, porque os profissionais já saberão quais medicamentos e materiais utilizar, sem que se tenha perdas”, afirma.
TRR
O Time de Resposta Rápida (TRR) é uma equipe multiprofissional que atua dentro do hospital na intenção de prestar os primeiros atendimentos às vítimas de parada cardiorrespiratória, podendo ser colaboradores, pacientes ou demais pessoas que circulam na unidade. “Além de cumprir o papel de educação, promovendo treinamento e multiplicando conhecimentos, treinamos todos os colaboradores para que tenham, pelo menos, noção de situação de urgência e emergência, caso ocorra alguma situação dentro do hospital ou em qualquer outro lugar”, explica o enfermeiro responsável pelo TRR do HRBA, Fábio Fonseca.
SOBRE A PRÓ-SAÚDE
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.
Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira