O Candidato Honesto 2 | OPINIÃO – SEM SPOILERS

O Candidato Honesto 2

Por: Allan Patrick

Há quatro anos tivemos a produção nacional “O Candidato Honesto”,que se tornou sucesso de público, agora chega sua sequência,às vésperas das eleições presidenciais de 2018, fazendo humor utilizando o lamentável momento político em que o Brasil está padecendo e o complexo Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O filme original apresentava um político que não conseguia mentir, após uma mandinga de sua finada avó, em uma homenagem ao filme”O Mentiroso”, protagonizado por Jim Carrey;”Candidato Honesto 2″, utiliza várias figuras políticas para reproduzir de forma divertida a destituição da Dilma e posse do Michel Temer.

Bem, talvez a piada não agrade a todos, já que o processo citado acima deixou uma ferida gigantesca no coração de vários simpatizantes, vitimando em todo processo o povo brasileiro, nós os cidadãos, por exemplo, algo muito triste aconteceu em nossa vida, e de repente vem alguém fazendo piadas para lhe animar e acaba piorando as coisas, acredito que algumas pessoas terão essa sensação, mas para outros como eu, foi só diversão.Quem acompanhou os noticiários, terá muitos motivos para dar gargalhadas, mas o diretor Roberto Santucci preserva na obra um humor menos exigente como pum, cambalhota, dança desengonçada e caras e bocas do astro principal. Mesmo depois da breve temporada na prisão, nosso candidato honestocontinua o mesmo babaca piadista “politicamente incorreto”, tirando sarro de gays, características físicas – a zombaria com a gengiva está de volta-e as minorias. Nesse sentido o longa se aproxima do primeiro filme tantona estrutura de roteiro,quanto nos arcos narrativos, porém as coisas boas aqui são de fato muito boas, como o momento em que João diz odiar Leandro Hassum,”emagreceu, perdeu a graça”, e o vilão Ivan Pires (Cassio Pandolfh) “o temeroso”, roubando todas as cena em que aparece.

Temos o hilário roteiro de Paulo Cursino, que traz  João Ernesto depois de cumprir quatro anos de prisão. Mesmo decidido a levar uma vida comum, fora dos holofotes, ele é convencido a se candidatar mais uma vez à presidência da República, em meio a uma grande crise no Brasil. Agora, ele garante que tudo será diferente: está disposto a promover uma reforma política no país. João só não contava que os problemas, dessa vez, seriam outros. Ele vai acabar se envolvendo em novos escândalos, além de ser perseguido e dominado pelo seu vice, Ivan Pires.

Leandro Hassum é ótimo, aqui ele se entrega como o protagonista. Depois de uma breve explicação sobre como ele perdeu vários quilos na cadeia, o homem arrebenta com improvisos, monólogos divertidíssimos e até mesmo dança balé. O roteiro é repleto de esquetes rápidas parodiando situações que vimos no cenário político nos últimos anos.

Uma das melhores coisas desse filme além de Leandro Hassum é, sem sombra de dúvidas, o vice-presidente vampiro Ivan Pires, que vem diretamente das trevas sugar o sangue e acabar de vez com a vida dos pobres brasileiros,temos uma sósia super fiel da Dilma, que diz coisas sem nexo o tempo todo, como o famoso diálogo do cachorro ser o melhor amigo da criança e o estoque do vento,também encontramos outras paródias de políticos que estamparam os jornais e telejornais nos últimos quatro anos.

Temos como interesse romântico do protagonista Rosane Mulholland a professora Helena da novela Carrossel, que traz uma carga dramática para esta comédia cheia de deboche. A intenção da comédia é muito boa e sua execução é muito divertida. Lógico que algumas pessoas vão comprar a ideia da comédia, e como já citei,alguns irão se sentir ofendidos com as piadas envolvendo a situação lamentável de nossa atual política.

“O Candidato Honesto 2” é um filme datado, lançado em um triste momento político, mas ao mesmo tempo estratégico, pois nos leva a refletir sobre a grande responsabilidade que temos em mãos, o voto. No atual cenário, para alguns será apenas uma piada de muito mal gosto; para outros, como eu,será garantia de gargalhadas do começo ao fim, gostei. Minha nota 6.5!


DICAS NETFLIX

Lá Vêm os Pais

(The Week Of)

Um pai dedicado de classe média (Adam Sandler) decide seguir a tradição e se responsabiliza por todos os gastos do casamento de sua filha, mesmo podendo contar com a ajuda financeira do pai do noivo (Chris Rock), um médico prestigiado. Agora, dois homens completamente opostos – e suas famílias – precisam encontrar um jeito de conviver pacificamente pela felicidade dos seus filhos na semana mais importante de suas vidas. Minha nota 6,0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *