PF combate crime de desvio de recursos públicos em Itaituba e Jacareacanga
A Polícia Federal deflagrou na manhã de desta terça-feira (25), a Operação Ábaco com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante na região Oeste do Pará, com desvio de recursos públicos federais destinados à educação básica. Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em órgão públicos, empresas e residências dos investigados, nos municípios de Itaituba e Jacareacanga.
As investigações demonstraram que empresas fantasmas ou de pequeno porte foram criadas em nome de laranjas, para participarem de processos licitatórios realizados pela prefeitura de Jacareacanga, nos anos de 2015 e 2016. As empresas investigadas concorriam entre si em diversas licitações para dar aparência de legalidade, viabilizando o desvio dos recursos da educação básica.
O montante da fraude apurado até o momento é de R$ 5 milhões. De acordo com a polícia, as investigações continuam. Há indícios de que esse mesmo tipo de fraude usando essas empresas foram praticadas em outras Prefeituras da região.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, peculato e falsidade ideológica, com penas que, somadas, poderão chegar a 30 anos de reclusão.
O nome Ábaco faz referência a um antigo instrumento que utiliza pequenas pedras para realizar cálculos, semelhante ao significado de Itaituba, que em Tupi-Guarani significa “lugar de muitas pedras”.
Fonte: Roma News