Artistas paraenses rendem homenagem a Sebastião Tapajós
“Gerações Tapajós” celebra 67 anos de carreira do maior violonista do Pará
Show reuniu sucessos de Sebastião Tapajós interpretados por ícones da música regional.
O violonista paraense mais famoso no Brasil e no exterior, Sebastião Tapajós, foi celebrado na sexta-feira, dia 12, com o show “Gerações Tapajós”, apresentado no Theatro da Paz, que começou às 20 horas. O espetáculo teve as participações mais do que especiais de Jane Duboc, Leila Pinheiro, Nilson Chaves e Mestre Solano. A entrada foi franca.
Bastante conhecido na Europa, onde teve composições regravadas, Sebastião lançou 60 CDs ao longo da carreira, ganhou premiações pelo mundo afora e acompanhou grandes artistas. O show reuniu 20 composições individuais e em parceria, entre músicas eruditas, folclóricas e populares, como “Milonga do sabiá”, “Pro Baden”, “Um pro Ney”, “Igapó”, “Cheiros do Pará”, “Ana Luiza”, “Luá Joá”, “Aos da guitarrada” e “Rei Solano”.
“Para mim é o violão paraense mais respeitado no planeta terra”, declara Jane Duboc, emocionada. “Todos nós estamos compartilhando de uma alegria muito grande em poder participar desse momento. As composições dele são absolutamente, maravilhosas”, completa.
“Conheço o Sebastião desde 1968, já gravamos muitos discos e fizemos shows fora e dentro do Brasil”, recorda Nilson Chaves. Leila Pinheiro também ressalta a admiração musical pelo violonista: “A honra é toda minha em poder reverenciar o Sebastião ao lado de um elenco de grandes músicos e artistas. Antes de tudo ele é meu amigo, meu irmão”, acrescenta Mestre Solano.
O espetáculo também teve as participações de Nego Nelson, Paulinho Moura, Salomão Habib, Ney Conceição, Lúcio Mouzinho e Luiz Pardal. Sebastião foi acompanhado da banda formada por Ígor Capela (violão) – que também assina direção musical -, Andreson Dourado (teclados), Márcio Jardim (percussão) e Daniel Delatuche (trompete). O show é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Fonte: Portal ORM