HMS realiza dia D da campanha Outubro Rosa com pacientes e acompanhantes

Cuidar da beleza na maioria das vezes é uma atividade que deixa as mulheres bem animadas, principalmente aquelas que estão há dias passando por um tratamento hospitalar. Por esse motivo, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Municipal de Santarém (HMS) uma tarde da beleza, dia 16 de outubro, para conversar com essas mulheres sobre o câncer de mama. A atividade está integrada à Campanha do Outubro Rosa, que acontece mundialmente.

O objetivo era levantar a autoestima e promover o bem-estar das mulheres enquanto refletiam sobre a conscientização para prevenção do câncer de mama e colo do útero. No espaço onde ocorreu o bate-papo, foi oferecido maquiagem, corte de cabelo, limpeza de pele, designer de sobrancelha e pintura das unhas.

Segundo a coordenadora do GTH, a assistente social Eliamara Pastana, a ação demonstrou, de uma forma diferente, o quanto é importante se olhar e se tocar. “O autoexame pode ajudar a descobrir a doença em um estágio que ainda seja possível salvar a vida daquela mulher. Muitas que estão aqui não queriam mais nem se olhar no espelho, o que dirá pensar em prevenir uma doença”, finalizou.

Sabrina Baia, 23 anos, disse que gostou muito de participar da atividade. “Isso melhorou muito o nosso psicológico por que a gente pode sair um pouco do quarto. Deitada em um leito a gente fica muita abalada”, desabafou. Ela nunca havia feito o autoexame. “Eu nunca pensei muito sobre essa doença. Essa atividade me fez aprender algumas coisas”, destacou a jovem que esta internada no setor de obstetrícia.

 “Eu me interessei pelo convite quando a enfermeira disse no quarto que iriam conversar sobre o Outubro Rosa. Gostei mais ainda quando disseram que ia fazer maquiagem. Eu não imaginei que o Hospital poderia realizar uma ação dessa”, enfatizou, a acompanhante de uma paciente, Isnaldina Amaral, 59 anos.

COLABORADORAS DO HMS TAMBÉM PARTICIPARAM DE UMA RODA DE CONVERSA

“Cuido de mim como cuido do próximo”. Este foi o tema da roda de conversa realizada no período da manhã do mesmo dia. A enfermeira Dinauria Faria, coordenadora da Casa da Mulher em Santarém, foi quem conduziu a conversa. Para ela, o momento foi para troca de informações entre as colegas que atuam na área da saúde. “Nós as atualizamos sobre o tratamento do câncer de mama e colo de útero. No entanto, o mais importante é que elas tenham se sentindo motivas a fazerem o exame anualmente”, disse.

As enfermeiras e técnicas de enfermagem aproveitaram para fazer algumas perguntas. A técnica de enfermagem Marta Ferreira, conta que nunca realizou o exame de imagem que mostra qualquer alteração na mama. “A gente se ocupa com as demandas do dia-a-dia e acaba deixando pra segundo plano. Mas a palestra me fez pensar sobre isso”, confessou.

Segundo a diretora administrativa, Gabriela Regio, a programação foi pensada justamente nessas perguntas e respostas. “Nossas colaboradoras já desempenham um papel na área da saúde importante, porém a gente entende que elas têm que ter um momento de interação e valorização do seu autocuidado”, finalizou.

Serviço

Para realizar a mamografia e o PCCU, exames que podem indicar algum tipo de alteração na mama ou no útero, é necessário que a mulher se dirija ata a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Todas as UBS realizam PCCU, basta procurar e se informar sobre os dias da semana em que esse atendimento é realizado. Os médicos que atendem nessas Unidades são os responsáveis por apontar a necessidade de mamografia.

A mamografia é realizada na Casa da Mulher somente com marcação na agenda. O agendamento é realizado na Secretaria de Saúde localizada na Av. Sete de Setembro – Centro. A Casa da Mulher fica na Av. Barão de Santarém, anexo ao HMS.

Fonte: RG 15/O Impacto e Natasha Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *