Prefeito declara situação de emergência em Alenquer
O prefeito João Damasceno Filgueira, no uso das atribuições que a Lei lhe confere, declarou situação de emergência no município de Alenquer. O motivo que levou o gestor tomar a referida decisão foi em virtude da enchente acima do normal. O fenômeno já causou grandes prejuízos, assolando, portanto, milhares de pessoas. Em detrimento da fúria da natureza, desencadeou enxurradas, deslizamentos e inundações, em pontos considerados desfavoráveis: várzea, planalto e relevos.
Para minimizar os prejuízos econômicos e sociais, e também pela escassez de recursos a nível local, o Poder Público Municipal está buscando nos entes federados, soluções plausíveis para flagelo, através da Defesa Civil e dos Governos Estadual e Federal. Recentemente esteve no Município ximango, o Sub-Tenente Wanderley, da 4ª Região de Defesa Civil, que Juntamente com Joelino Teles, Coordenador Local da instituição supramencionada, realizaram levantamento da patética situação por qual estão passando os desabrigados ou desalojados.
Em entrevista concedida à nossa redação, Sub-Tenente Wanderley salientou que a doutrina da Defesa Civil, no âmbito de sua atuação, é realizar levantamento das tragédias e fazer articulações. Isto é, buscar parcerias juntos as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Infra-estrutura e Assistência Social.
“Com uma grande equipe técnica, o trabalho torna-se mais preciso e eficaz. Após o diagnóstico minucioso dos estragos da lamentável conjuntura climática, será confeccionado um relatório e enviado ao Governador do Estado, para que este, em caráter urgente, restabelece a normalidade nas comunidades afetadas”, concluiu o militar.
CÍRIO DE SANTO ANTÔNIO – De 01 a 13 de junho, a comunidade alenquerense celebrará a segunda maior festa católica do Oeste do Pará. Por tradição, no dia do Círio, todos os anos, acontece a alvorada festiva às 04:00 horas da manhã. É neste momento, que a coordenação anuncia aos féis, através do repicar dos Sinos, fogo ensurdecedor, música e hinos em louvor a Santo Antonio, abertura oficial a programação da Festa. Tudo isso acontece para despertar nos romeiros o início da festividade de nosso padroeiro. Este ano, após a Santa Missa, o Círio sairá da Comunidade de Fátima, Cidade Nova. Milhares de romeiros em oração percorrerão com a imagem do Santo casamenteiro, pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz. Segundo a história, Santo Antônio foi um grande pregador do Evangélico de Jesus Cristo. Por ter sedo obediente e fiel aos ensinamentos de Deus, depois dos apóstolos, recebeu a recompensa de ser o Santo mais popular do mundo. Bondoso, aos seus seguidores e devotos, que crêem em seus milagres, está sempre pronto para interceder a Deus, nos momentos de tribulações e perigos. A todos os católicos, nossa página deseja um feliz Círio 2011.
Jornal O Impacto