Diocese de Santarém repudia assassinato de ambientalistas no Sudeste do Pará

José Cláudio e Maria do Espírito Santo

Uma semana depois do assassinato do casal de ambientalista José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, no município de Nova Ipixuna, Sudeste do Pará, a Diocese de Santarém anunciou que manifesta profunda indignação em razão do registro de mais um crime contra lideranças no campo do Estado.

José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito foram lideranças destacadas na defesa da floresta extrativista e por esse motivo sofriam ameaças constantes. Foram pioneiros na criação da reserva extrativista do Assentamento Praia Alta Piranheira, onde existe uma das últimas reservas de castanha-do-pará. Essa reserva, em razão da grande riqueza em madeira, virou alvo de cobiça de madeireiros e grileiros.

“Diante desse triste e lamentável episódio, que escancara a deficiência do Estado Brasileiro em defender os filhos da terra que lutam em favor da vida, só nos resta exigir que esse crime não seja mais um impune”, diz a nota elaborada pela Diocese de Santarém.

Em 2001 foi realizada, no município de Marabá, uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Durante a audiência José Cláudio informou abertamente que estava ameaçado de morte. Após seu depoimento ser publicado em muitos jornais, o líder extrativista juntamente com sua esposa não recebeu segurança por parte das autoridades do Pará.

“Esse crime nos indigna e nos preocupa. É comum e constante recebermos muitas denúncias de pessoas ameaçadas de morte. Entre eles há missionários, Bispos, padres, irmãs e leigos. Sentimos que nossos gritos não são ouvidos pelos responsáveis pela apuração das denúncias e que só há movimentação por parte dos gestores públicos depois que uma morte é anunciada”, afirma a nota da Diocese.

Por: Manoel Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *