Prefeitura entrega 1ª etapa da nova orla do Mapiri
A noite desta sexta-feira (01) foi de festa no bairro do Mapiri, em Santarém. Os moradores participaram da cerimônia de entrega da orla em uma programação marcada por atividades esportivas, show musical e muitos agradecimentos. A obra estava paralisada e foi retomada pela atual gestão municipal.
A festa começou pela parte da tarde quando foi realizado o festival de pipas. No entardecer, a equipe do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) deu um aulão de dança.
O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o vice-prefeito, José Maria Tapajós, coordenador do centro de governo, Henderson Pinto, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões, secretários municipais e vereadores caminharam na orla, junto com a população para vislumbrarem mais uma obra que foi entregue pela atual gestão municipal.
Jacira Ribeiro mora há 40 anos no bairro e contou como era antes das obras. “Eu vi várias casas sendo alagadas na época da cheia do rio. Eu sou testemunha do progresso no nosso bairro. Até vendo refeições na frente da minha casa agora”, disse a moradora em tom de agradecimento.
Durante sua fala, o secretário Daniel Simões explicou sobre a obra e destacou sobre projetos para o bairro. “Esta obra iniciou em 2008. Foi paralisada e conseguimos retomar. Hoje, o bairro conta com várias ruas asfaltadas, sistema de drenagem, esgoto, rede de água e iluminação. Já iniciamos a elaboração do projeto para a segunda fase e estamos trabalhando para construir unidades habitacionais”, revelou Simões.
Ao se pronunciar, o coordenador do centro de governo, Henderson Pinto, lembrou das lutas da comunidade para levar mais dignidade às famílias. “Sou testemunha de todos os problemas que o bairro enfrentou. Foram anos de sofrimento e de muita luta. Sabemos que o Mapiri pode crescer mais e agora com o Governo do Estado mais presente, vamos continuar buscando mais recursos para nossa cidade”.
O prefeito Nélio Aguiar enfatizou que a equipe de governo está fazendo uma gestão responsável e cumprindo o compromisso de dar continuidade nas obras que estavam paralisadas. Dessa forma, usando de forma responsável os recursos públicos e proporcionando bem-estar e qualidade de vida à população.
“A pior obra que existe é a inacabada, porque dá um prejuízo muito grande para os cofres públicos. Nós trabalhamos aqui e conseguimos concluir esta obra. Temos em planejamento a segunda etapa, em direção a Rui Barbosa e transformar esse lugar lindo num point turístico da cidade. A urbanização dá mais oportunidade para as pessoas, porque potencializa a economia no bairro”, concluiu o gestor.
SOBRE A OBRA: A orla do Mapiri faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) I, do Governo Federal, através do Projeto Prioritário de Investimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, convênio 218-748-38/08.
Para o bairro do Mapiri as obras do PAC contemplam drenagem profunda, superficial, rede de esgoto, rede de água e urbanização de 553m de orla. Foram 2.532m de vias pavimentadas no bairro.
PAC I- O contrato prevê os serviços de infraestrutura, que contemplam esgotamento sanitário, rede de água, pavimentação, calçadas e urbanização nos bairros Uruará e Mapiri. Já foram executados 94, 18% de obra, no valor de R$ R$ 11.834.238,13, sob a de responsabilidade da Construtora Norte Tapajós Ltda.
Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém