Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós comemora 7 anos com sessão especial na Câmara
Professora Terezinha Amorim, presidente do IHGTap, está à frente dos festejos.
Uma sessão especial na Câmara Municipal sobre a Cabanagem em Santarém, marca o início das atividades do IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós) em comemoração ao 7° aniversário da entidade que reúne pesquisadores da história e da geografia da região oeste do Pará.
Segundo a professora Terezinha Amorim, presidente do IHGTap, a sessão especial será nesta terça-feira, 19/03, às 15h00, quando haverá uma exposição de parte do acervo histórico do IHGTap no hall de entrada da Câmara, enquanto pesquisadores do Instituto falarão sobre a Cabanagem e a criação do IHGTap (fundado em 23/03/2012, data que simboliza a chegada dos cabanos a Santarém, em 1836).
Além disso, haverá o lançamento de um livro sobre o tema, pelo padre Sidney Canto, membro do IHGTap.
PROGRAMAÇÃO: Além da sessão na Câmara, o IHGTap vai realizar também, uma Roda de Conversa sobre o mesmo tema, na sede da OAB/Santarém, no dia 22/03, sexta-feira, às 16h00, quando será lançado o Jornal Cabano, uma compilação de textos sobre os 183 da Cabanagem na região.
A programação dos sete anos de atividades do IHGTap será encerrada com uma Assembleia Geral da entidade, no dia 23/03, sábado, às 17h00, na Casa da Memória, sede do instituto.
Neste dia, serão aprovadas mudanças no estatuto da entidade, além da prestação de contas da diretoria.
Fonte: RG 15/O Impacto, com informações do IHGTap