Dia D de vacinação contra a gripe H1N1 em Santarém tem 80 postos neste sábado(4)
O Dia D de vacinação contra a gripe H1N1, ou influenza A, já é neste sábado, 4 de maio. Para vacinar o maior número de pessoas que fazem parte do grupo prioritário, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá disponibilizar 80 postos de vacinação espalhados pelo município, nas zonas urbana e rural (planalto). Os postos irão funcionar das 8h às 17h.
Todos que fazem parte do grupo prioritário devem procurar os postos de vacinação neste sábado (4) para serem imunizados contra a gripe H1N1. Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), Idosos (pessoas com mais de 60 anos), profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma, artrite reumatoide, doença de Crohn e outros males duradouros que sobem o risco de complicações, etc.), indivíduos imunossuprimidos (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores do HIV), portadores de trissomias (síndromes de Down e de Klinefelter), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Recentemente, foram incluídos no grupo prioritário os policiais civis, policiais militares, policiais rodoviários, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
De acordo com a coordenadora do setor de imunização da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Semsa, Edna Gadelha, a procura pela vacina ainda está baixa, especialmente entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos e também entre as grávidas. Edna informou que a meta do dia D é vacinar 20 mil pessoas do grupo prioritário. “Nossa expectativa é que as pessoas procurem os postos neste sábado para serem imunizadas, já que muitos deixam de se vacinar por estarem trabalhando e não terem tempo de ir até uma unidade de saúde durante a semana”, ressalta.
Ela informou que a Divisa irá implantar alguns postos descentralizados de vacinação para levar imunização ao maior número possível de pessoas, facilitando o acesso à vacina. “Teremos postos extras no Juá, no Residencial Salvação, na escola Santa Bárbara (bairro de Fátima) e na Sespa. Tem Unidade Básica de Saúde (UBS) que irá funcionar com mais de um posto, tudo para facilitar e dar oportunidade para que o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas”, explicou Edna Gadelha.
A gripe H1N1 é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza A, que afeta o sistema respiratório e que pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção e que fazem parte do grupo prioritário da campanha.
Confira a lista dos postos descentralizados:
- Aeroporto Velho: escola brigadeiro Eduardo Gomes
- Aparecida: Igreja Santa clara
- Esperança: Barracão da associação de moradores
- Interventoria: Barracão da Cohab
- Floresta: Escola São Francisco
- Maicá: Escola Pérola do Maicá
- Jardim Santarém: Salão da Igreja São João Batista
- Livramento: Escola Maria de Lourdes
- Santa clara: 9°Regional Sespa
- Santíssimo: Igreja Batista e Escola Alberico Nóvoa
- Santo André: Escola Edvaldo Leite
- Conquista: Residencial Salvação e Juá