Produção de milho fortalece economia e o turismo na região Oeste

Santarém realiza o 7º Festival do Milho neste fim de semana na Comunidade Santa Cruz

A comunidade de Santa Cruz, localizada na Curuá-Una, realizará neste sábado (25) e no domingo (26), o 7º Festival do Milho. A festa faz parte do calendário cultural de Santarém e deverá reunir cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. O Festival é organizado pela Associação Comunitária de Agricultores, Produtores Rurais, Criadores e Extrativistas de Santa Cruz (Acapruces) em parceria com a Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) por meio do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof).

O festival é uma das maiores manifestações culturais e turísticas da localidade. O evento tem por objetivo comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém e na região. O festival atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e turistas.

No festival serão oferecidos entre os produtos e pratos mais apreciados, a pamonha, canjica, bolo, vatapá e o mingau de milho. Também serão vendidos pudins, sorvetes e doces. Além da culinária, haverá apresentações culturais e show musical com banda local e apresentação da rainha do festival.

A cada ano, um agricultor é escolhido para ficar responsável pela plantação do milho e tem a missão de negociar a produção por um valor acessível, que é comprado pela Associação Comunitária de Agricultores, Produtores Rurais, Criadores e Extrativistas de Santa Cruz (Acapruces), entidade que coordena a festividade. Em 2019, o comunitário e produtor rural, Ronan Moura, é o responsável pela produção.

O preparo do solo é essencial para garantir o maior rendimento agrícola. Porém, foi com a ajuda do município através da Semap e o Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof), que auxiliou o comunitário com assistência técnica e a mecanização da área plantada. Para este ano, o Niprof preparou a mecanização de 2 hectares na área.

O festival

A comunidade se prepara o ano todo para a chegada do evento que gera uma renda substancial revertida para melhorias na infraestrutura da comunidade. Além de divulgar as potencialidades da gastronomia local e o cultivo da produção do milho, o evento é uma motivação para os comunitários com intuito de adoção de novas tecnologias e o aumento da produção.

A iniciativa da Associação Comunitária de Agricultores, Produtores Rurais, Criadores e Extrativistas de Santa Cruz (Acapruces) serve para valorizar a cultura do milho e incentivar o plantio sustentável e ainda garantir renda para os agricultores. O festival movimenta a economia de Santa Cruz, que se destaca por ser uma das maiores produtoras de milho da região da Curuá-Una.

Como chegar

Partindo de Santarém, o acesso até Santa Cruz se dá pela Rodovia Estadual Santarém Curuá-Una (PA-370). São 27 km de estrada de asfalto até a comunidade Poço das Antas. Depois, dobra à esquerda e segue em um ramal por mais 5 km até o local do evento.

Programação

25/05 – Sábado

20h30 – Abertura do Festival do Milho
21h00 – Apresentação da Rainha do Milho
21h15 – Apresentação de Dança Típica
22h00 – Festa Dançante

26/05 – Domingo

11h00 – Exposição e venda de iguarias com almoço disponível
15h00 – Desfile da Rainha do Milho
16h00 – Apresentações artísticas
20h00 – Encerramento.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Um comentário em “Produção de milho fortalece economia e o turismo na região Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *