Festas juninas também exigem cuidado com a rede elétrica
O período da quadra junina mal começou, e a coordenação de Segurança no Trabalho da Celpa já registrou o primeiro acidente grave envolvendo a população. O fato ocorreu em Soure, no Arquipélago do Marajó, na noite da última terça-feira (31/05). Ao tentar pendurar enfeites juninos na rua onde moravam, três pessoas levaram uma descarga elétrica ao encostar a rede de distribuição. Duas delas morreram na hora e a outra foi levada em estado grave ao hospital.
Nos cinco primeiros meses do ano, a Celpa registrou 21 acidentes envolvendo população em todo o estado. As principais causas desses acidentes estão relacionadas à construção civil, ligações clandestinas, colisão de veículos e a instalação de equipamentos, como antenas.
Neste período do ano, a maior preocupação se volta à questão da segurança nas festas das quadras juninas. Pior que o risco de acabar com a festa é sofrer acidentes, que muitas vezes podem ser fatais. Por isso, a Celpa alerta que o risco começa antes mesmo de iniciar o evento. Ao instalar os enfeites, as pessoas podem sofrer uma descarga elétrica ou cair e se machucar. Um outro ponto a ser considerado são os danos a equipamentos elétricos, que também aumentam nesta época do ano. Também existe a preocupação com os foguetes e com as fogueiras muito altas, que muitas vezes atingem a rede de distribuição. E existe ainda o risco do uso de material metálico, como, por exemplo, o papel laminado, que é condutor de energia e pode ocasionar acidentes fatais.
Segundo o Departamento de Operação do Sistema da Celpa, no ano passado, esses enfeites foram responsáveis por 30% dos desligamentos de energia elétrica. O motivo dos desligamentos, na maioria das vezes, não é o material do enfeite, que geralmente não é condutor de corrente elétrica, mas a tensão que ele exerce sobre a rede elétrica. Ao passar um veículo alto, como um caminhão, os enfeites podem ser puxados e levar a fiação elétrica junto, ocasionando curtos-circuitos ou até mesmo a falta de energia.
Então, ficam as dicas:
- Jamais amarre fios ou enfeites na fiação elétrica;
- Não utilize os postes como suporte para os enfeites;
- Não manuseie mastros de ferro próximo à rede elétrica;
- Não tente passar fios ou cabos sobre a rede;
- Não solte fogos de artifício próximo à fiação elétrica.
Fonte: Leíria Rodrigues | Comunicação |Celpa