Seminário discute direitos da mulher itaitubense
Elas estão cada vez mais ávidas pelo pódio, pelas conquistas, pelo sucesso e se o homem não se cuidar ficará cada vez mais distante nesse crescimento profissional e cultural que está levando a mulher a ocupar cada vez maior espaço na sociedade.
Os homens em grande demanda já são vistos pelo retrovisor por elas, que em ritmo célere querem crescer em todos os aspectos e para isso estão se informando, estão buscando seus direitos ao pé da letra. As mulheres em qualquer canto do planeta estão com visão de vanguarda e em Itaituba não poderia ser diferente.
Nesse sentido, pelo período da manhã e tarde de sábado, dia 11, com inicio às 8 da manhã e término às 18 horas, Itaituba sediou seu Seminário Regional Políticas Públicas com todas as mulheres por todos seus direitos.
O Seminário que ocorreu no Ginásio de Esportes de Itaituba, teve como tema central dos debates, saúde, combate a violência e não feminização da pobreza.
O evento foi promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher e Secretaria Municipal de Ação Social de Itaituba e diversas outras parcerias.
O objetivo geral do Seminário colocou em questão a avaliação, propostas e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres no Pará.
Entre os objetivos específicos, o Seminário que contou com quase trezentas mulheres itaitubenses, visa assegurar a implementação do I Plano Estadual de Políticas Para as mulheres, fortalecimento dos três eixos básicos do I Plano Estadual de Saúde relacionada à saúde, Direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamentos a Violência com implementação da Lei Maria da Penha. A programação começou com credenciamento, programação cultural e composição da mesa, com um balanço das ações já desenvolvidas em prol da mulher paraense, leitura e aprovação do regimento Interno, mesa redonda. Às 18 horas houve o encerramento com atividades culturais.
Estiveram presentes no seminário: Maria trindade Tavares (Coordenadora Estadual de Promoção dos Direitos da mulher), Márcia Rabelo (Delegada da Mulher em Santarém – Palestrante). Diversas mulheres representando entidades estiveram no seminário com ênfase para o Clube de Mãe de Perpétuo Socorro, presidida pela professora Cotinha.
De Itaituba ocuparam a mesa Ana Cativo (presidente do Conselho da Mulher), Neide Sousa (organizadora da 4ª Conferência), Silvina Macedo (representante da Coordenadoria de Proteção aos indígenas), Regina Célia Machado (Novo Progresso) e Antonieta Lima (Secretária de Promoção Social de Itaituba).
Por: Nazareno Santos