O preço da verdade e mentira de Henrique

Ao longo dos seus 15 anos de existência, o Jornal O IMPACTO vem se destacando como um semanário, que prima pela proposta de coragem e ousadia.

Como tudo tem um preço, muitas vezes pagamos por fazer denúncias notadamente contra políticos corruptos que se locupletam com o dinheiro público.

Desta vez não foi diferente, o jornal vem denunciando a forma descarada com que o prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa, vem aumentando, segundo a denúncia que recebemos, o seu patrimônio, incompatível com seus rendimentos. Basta a Receita Federal levantar o valor de sua construção por metro quadrado e confrontar com os gastos declarados.

Cansados da ostentação que salta aos olhos, diversos segmentos da sociedade jurutiense, e vereadores da oposição, vem fornecendo subsídios, para as nossas denúncias contra Henrique Costa.

Como é sabido, a multinacional ALCOA está instalada em Juruti e explora a extração de bauxita.

A chegada da empresa mudou a rotina da cidade, principalmente pelas somas vultosas, aplicadas não apenas na extração do minério, mas em projetos que possam atenuar de alguma forma os impactos ambientais e sociais, causados pela exploração.

Um desses programas é a Agenda Positiva, que discutiu com a população as suas maiores demandas, e aplica recursos em todos os segmentos, principalmente na melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram naquele Município.

Por iniciativa do vereador Carlos Alberto, a direção da empresa foi convidada a apresentar as informações sobre a liberação de recursos e execução das obras da Agenda Positiva, em parceria com a Prefeitura de Juruti.

A proposta do Vereador era saber a forma como estão sendo aplicados os recursos e quais as prioridades estabelecidas, assim como as metas a serem cumpridas.

Atendendo o convite, compareceram ao plenário da casa, representando a ALCOA, Juana Galvão e Viviane Pena, que apresentaram relatórios e demonstrativos da aplicação dos recursos.

A sessão especial cumpriu parcialmente sua função, pois a intenção do autor da solicitação era primeiro ouvir a direção da ALCOA, para diante das informações, desta vez não convidar, mas convocar o prefeito Henrique Costa, em um outro momento, para prestar esclarecimentos sobre entrada de recursos e os investimentos.

O Prefeito já andava incomodado com as pressões que recebia da oposição e da população, sobre as denúncias divulgadas no jornal o IMPACTO, e compareceu à Câmara Municipal com um circo armado, inclusive com alguns veículos de comunicação, com o intuito de intimidar a oposição e o Jornal o IMPACTO, que tem coragem de denunciar gestores como Henrique, que não têm compromisso e nem hábito de prestar contas dos seus atos.

Recentemente, o IMPACTO denunciou as supostas evidências de enriquecimento ilícito de Henrique Costa, entre outras coisas, uma mansão que serve de ponto turístico de quem visita aquela cidade, pela suntuosidade do imóvel, avaliado em mais de R$ 2 milhões de reais; e outros empreendimentos mantidos por laranjas como casa lotérica, loja de material de construção, hotel, entre outros.

É incompreensível e incompatível com os seus atos, o discurso de Henrique, quando diz que está disposto a prestar contas tanto com a Câmara como com os Tribunais, aos quais tem o dever de fazê-lo.

O Jornal O IMPACTO teve acesso a uma declaração, que inclusive foi publicada em uma das suas edições recentes, onde o próprio Tribunal de Contas dos Municípios, em atenção a uma solicitação do vereador Erodice Brelaz Batista, informava que o Prefeito não prestava contas àquele Tribunal, desde janeiro do ano passado. As inúmeras tentativas de receber informações sobre os recursos aplicados no Município e não informar à Câmara, foi motivo que levou Erodice a procurar outras alternativas para obter informações.

De posse da declaração, devidamente autenticada, os vereadores de oposição estão preparando esta e outras provas para pedir ao governador Simão Jatene, a intervenção do Estado naquele Município.

As mesmas denúncias mais uma vez foram ratificadas e acrescentadas por lideranças políticas locais, ao deputado federal Arnaldo Jordy, em recente visita ao Município, fato que gerou nova matéria do Jornal O IMPACTO.

Quem acompanha a postura do Jornal O IMPACTO sabe da nossa preocupação em não levantar denúncias falaciosas. O retrato do descaso ilustrou em uma das reportagens, um desnivelamento em razão de serviço feito às pressas, no asfalto de uma das ruas, onde a areia carreada para o local, fez nascer capim, em pleno leito.

Desta vez as denúncias “respingaram” nos secretários de Henrique Costa, que também possuem, segundo denúncias, mansões menos modestas, porém, desfilam em carrões, que como Henrique, não têm como justificar a procedência dos seus bens.

O Deputado também diante das evidências disse, ainda em Juruti, que faria a comunicação aos tribunais, e assim foi feito.

Denúncias como esta, ensejaram o prefeito Henrique Costa a fazer ameaças à direção do Jornal, de processar o semanário.

Como as ameaças não surtiram efeito, a nova investida foi delegar “enviados” para comprar o silêncio do jornal. Sem obter sucesso, passou a falar mal do jornal, insinuando extorsão, como se os outros órgãos da imprensa fazem chantagem para divulgar possíveis obras acabadas. Será que a imprensa que apóia seu governo aplica a extorsão? Cara de pau de Henrique e leviandade, coisa de político que tem medo da verdade.

Em resposta à nova tentativa, o jornal O IMPACTO protocolou junto à Receita Federal, um requerimento, pedindo investigação, para diante das provas, que aquele órgão faça uma devassa na vida de Henrique, e que lhe dê o amplo direito a defesa, de justificar como conseguiu enriquecer, com salário incompatível de empresário em estado falimentar, e hoje referência de poder econômico na região.

Aliás, Henrique tem tudo a ver com enriquecimento, desde que não seja com preço que penalize a população com tantas demandas nas áreas da saúde, educação, e bolsões de pobreza que foram formados, depois que cessaram os investimentos de infra-estrutura da ALCOA naquele Município.

Diante das duas tentativas frustradas, o Prefeito fez denúncias de que O IMPACTO estaria tentando extorquir Henrique, para silenciar as denúncias. Mentiroso e cara de pau, coisa de político que tem medo da verdade e usar métodos baixos para aparecer como honesto.

O Jornal, através do RG-15 verão on line, tem recebido comentários recordes sobre as denúncias divulgadas, tanto na versão on line como na impressa.

Este é um sinal de que a população de juruti não aguenta mais tanto descaramento, por entender que o estado de abandono da cidade não combina com os royalties e o aumento de arrecadação, advindos da implantação da ALCOA no Município.

O jornal O IMPACTO acredita fielmente nas autoridades constituídas, e vai continuar o seu mister de denunciar a falta de probidade de Henrique e quem mais estiver à margem da lei.

Se este for o preço que teremos que pagar para levar ao conhecimento dos nossos leitores fatos como esses, não hesitaremos em pagá-lo, mas, sobretudo, contribuir, para banir da vida pública, políticos ímprobos quem não merecem a confiança da população.

O jornal O IMPACTO não se curvará diante de ameaças de autoridades levianas.

13 comentários em “O preço da verdade e mentira de Henrique

  • 21 de junho de 2011 em 19:59
    Permalink

    Boa noite!
    ha dias venho tentando acessar este para postar um comentario.Antes, esclereço: naum sou jurutiense,nem eleitor ou partidario seja do DEM ou PT mais me interessa esta pequena cidade que tem trazido prosperidade para tantos q por ela passaram.
    O q muito me espanta é a falta de inteligencia da oposição q em vez de criticar um meio de comunicação cmo o ROTA, deveriam ser mais inteligente e aproveitar a audiencia do mesmo,e usar a seu favor.Veja um exemplo: no Aniversario da cidade de juruti naum colocaram nem uma notinha homenageando o municipio,e agora pelas festividades da padroeira com certeza tambem naum!!!
    Sera QUE ESSES VEREADORES DA OPOSIÇÃO NAUM SABEM O Q É MARKTING!!!

    OU NAUM TEM DINDIDN!!RSRSRS

    Resposta
  • 18 de junho de 2011 em 12:20
    Permalink

    Essa é nova, agora o prefeito em vez de fiscalizar as obras públicas esta fiscalizando a construção da quadra do muirapinima, a qual seu governo sempre privilegiou, é de manhã, tarde e a noite ele lá no toco da torre. Sinceramente…

    Resposta
  • 18 de junho de 2011 em 08:00
    Permalink

    este é o unico jornal que fala a verdade, por isso incomoda; quem era pra investigar, era a Policia Federal, mas não investiga, pois se forem investigar politicos do PT, quem vai ser punido é o Delegado, igual o Protorgene, que investigou o Banqueiro e foi expulso da PF; assim tambem é qui em Santarem,quem não sabe que tem desvio de dinheiro na nossa prefeitura? acho que só a Policia Federal e os Vereadores, que não sabem. nos estamos na vala.

    Resposta
  • 16 de junho de 2011 em 20:30
    Permalink

    REAFIRMO MEUS PARABENS A ESTE JORNAL;QUE MAS PROVAS O IDIOTA DO BRURRU QUÉR QUE SE INCORPORE AS QUE ESTAÕ A VISTA DE TODOS BASTA ANDAR EM JURUTI E FOTOGRAFAR OU FILMAR OS OBJETOS DO ABUSO COM O DINHEIRO QUE A ALCOA REPASSOU AO MUNICIPIO E AO POVO DE JURUTI; NAÕ FIQUEM SO RECEBENDO AS DENUCIAS PARA PUBLICA-LAS; VENHAM A JURUTI COMPROVAR PESSOALMENTE E DENUCIEM A NIVEL ESTADUAL E NACIONAL POIS OS VEREADORES LATEM MAS NAÕ MORDEM,POIS ALGUNS DELES TEM O RABO PRESO E NAÕ QUEREM BATER DE FRENTE COM O ALCAIDE JA PENSANDO NA PROXIMA ELEIÇAÕ ; JOGUEM ESTAS DENUCIAS PARA QUE O GOVERNADOR REFLITA SOBRE AS PROMESAS DE MORALIZAR NOSSO ESTADO ;OU VAÕ ESPERAR TERMINAR O MANDATO DO SR.FEUDAL E DAREM A DESCULPA QUE ELE NAÕ PODE MAS SER COBRADO PELOS DESMANDOS QUE COMETEU ; REAFIRMO MEUS PARABENS; NAÕ SE DEIXEM DOBRAR.

    Resposta
  • 16 de junho de 2011 em 11:06
    Permalink

    Interessante é um jornal que diz que tem comprimisso com a verdade e nunca publica provas.
    Que tal publicar as decisões desfavoráveis ao isaias batista filho?
    Falar é fácil o difícil é provar… está mais pra fofoca que jornalismo!

    Resposta
    • 16 de junho de 2011 em 13:13
      Permalink

      Ainda tem gente que se senti ofendido por esse prefeito, Bruno voce esta cego? vai trabalha, estudar, seu vaganbundo, deixa de ficar desfrutando desse governo corrupto.

      Resposta
      • 16 de junho de 2011 em 20:59
        Permalink

        desfrutar é a minha pomba seu filho da puta!… deixa o TRE saber dos rolos dessa tua família!… não devo favores a ninguém e não vivo de política e nem politicagem como muitos imbecis que passam anos puxando saco e só aparecem em época de decisão eleitoral! e vão tomar nos seus cús! ok?

      • 16 de junho de 2011 em 23:18
        Permalink

        Brurru seu puxa saco, kkk se morde pelo henrique hummmm boiola.

  • 16 de junho de 2011 em 00:46
    Permalink

    O cerco está se fechando kaksakskaskaks

    Resposta
  • 15 de junho de 2011 em 16:18
    Permalink

    Caramba,ta tornando o caldo,hehehehehe…..

    Resposta
  • 15 de junho de 2011 em 15:24
    Permalink

    Esse Prefeito de Juruti, é ladrão e pilantra, inda vai na camara de vereadores de juruti, como bonzinho é pilantra , já viram a mansão dele, da vereadora andreia, do ex. presidente da camara peruano da secretária de sapude,dos secretarios de obras joilson, e helder da ex. secretaria de educação da atual secretaria de educação que andava de bisicleta,lá da comunidade de s.paulo de onde ela é filha, do tesoureiro,do secretario de finanças até picina, uma lascada antes, o Prefeito não tem moral de cobrar de seus secretarios,ainda veio aqui o rota 5 para levar 20.000,00, só para ouvir o Prefeito e os vereadores do lado deles,não teve coragem de ouvir um vereador se quer de oposição, isso é que é passar as maõs na cabeça de quem tem dinheiro.

    Resposta
  • 15 de junho de 2011 em 15:24
    Permalink

    O prefeito tem raiva do impacto, porque publica a verdade e doi nos politicos. Se ele está certo, haja com respeito e prove e não pague orgão de imprensa para atacar o jornal. È assim mesmo. Os covardes se escondem na apressividade.

    Resposta
  • 15 de junho de 2011 em 15:21
    Permalink

    Para sabe a verdade é bom a Receita Federal e o Ministerio Público Federal fiscalizas as secretarias da Prefeitura e a pessoa fisica do Prefeito. Somente assim o povo de Juruti vai saber se o Prefeito fala a verdade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *