Em Santarém, prefeitura informa fim de rodízio de pessoas; Comitê de Crise reúne para decidir novas medidas
A Prefeitura de Santarém informou que encerrou no domingo (7), o rodízio de circulação de pessoas por controle do número de CPF, instituído pelo Decreto Municipal 149/2020. Ainda de acordo com o orgão, o Comitê de Gestão de Crise e enfrentamento ao novo coronavírus vai se reunir na manhã de segunda-feira.
Na pauta, a avaliação de dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) relacionados à taxa de contaminação da covid-19 no município. Também haverá discussão sobre os efeitos do rodízio, a reabertura de igrejas e espaços públicos.
Conforme o prefeito Nélio Aguiar, será analisado os dados novos, apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde também dados vindos da Secretaria Estadual de Saúde, sobre a taxa de contágio.
“É um estudo realizado pelo engenheiro Henrique Brito, que é importante para direcionar os membros do Comitê de Crise, para algumas tomadas de decisões. A taxa de contágio é importante nesse momento. Não adianta a gente olhar para o boletim, visando apenas o número total de casos desde o início da pandemia. Temos que olhar os números atuais, os casos novos, acompanhar a taxa de contágio, que lá atrás, antes do lockdown, estava acima de 1, o que significava que a transmissão do vírus estava sendo muito alta. Atualmente, graças a Deus, estamos acompanhando essa taxa de contágio, e ela vem reduzindo, abaixo de 1”, informou Aguiar.
Nélio ressalta a preocupação com o índice de contágio registrado na Zona Oeste da cidade, e também na região de rios. Contudo, garante que as ações estão sendo priorizadas nestes locais.
“Estamos fazendo esses estudos, essas análises para que o Comitê de Crise de Enfrentamento da Pandemia pelo coronavírus possa tomar as decisões mais acertadas, as mais corretas em termos de restrições, em termos de flexibilidade, tudo baseado em dados técnicos e seguindo inclusive as orientações e determinações da Organização Mundial de Saúde, com muita segurança, para o bem de todos para o bem de toda a população”, conclui.
RG 15 / O Impacto
Acabou o lockdown, acabou o rodízio de cpf, acabaram-se os leitos na uti, tá complicado desse jeito. Precisamos de medidas restritivas mais eficazes pra população entender.