Vigilância Sanitária retoma barreiras sanitárias em Santarém

A Divisão de Vigilância Sanitária retomou a estratégia de barreiras sanitárias utilizadas em 2020 no plano de enfrentamento ao covid-19. Nesta segunda-feira (11), os fiscais estiveram em atuação na sala de desembarque do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca e fizeram a abordagem dos passageiros em dois voos vindos de Manaus, os dois sem intercorrências. Portos e a Rodoviária também devem ser alvos de fiscalização. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) junto com órgãos de segurança.

O objetivo é detectar de forma precoce as pessoas infectadas e evitar a segunda onda da doença em Santarém, além de evitar a entrada do novo tipo do vírus que já está circulando no Brasil, em diversos estados. O estado do Amazonas que faz barreira com o Pará está em situação crítica, o que requer maior atenção.

“Precisamos evitar a circulação de pessoas doentes, pois este público pode agravar a situação em Santarém o que causaria um colapso no nosso sistema de saúde. Então queremos fazer uma triagem, um controle sanitário por meio das barreiras”, ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal Walter Matos.

O trabalho conta com o apoio das Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon/PA) Capitania dos Portos, Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa/ 9ª Regional) e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

As equipes irão abordar as pessoas que estejam nos terminais, vindas de outros municípios para identificar possíveis sintomáticos através de entrevista e aferição da temperatura. Os casos identificados serão repassados para a equipe de monitoramento para que sejam acompanhados e cumpram o Termo de Controle  Sanitário do Viajante (TCSV).

RG15/O Impacto com informações PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *