Detran retomará atendimento de forma parcial em Santarém a partir segunda (22)

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retomará na próxima segunda-feira (22) o atendimento aos usuários na região do Baixo Amazonas, ainda de forma gradual. As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Santarém e mais cinco municípios estavam com os serviços suspensos desde 19 de janeiro deste ano, após a mudança do bandeiramento na região de laranja para vermelho e revisão do Decreto nº 800/2020, que ampliou as restrições de circulação de pessoas como forma de prevenir casos de Covid-19.

A retomada do atendimento ao público, por enquanto, será gradativa e com a aplicação de medidas de distanciamento e protocolos de segurança. De acordo com portaria do Detran, será possível renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que não necessite de coleta biométrica. As aulas teóricas de legislação serão permitidas na modalidade remota, por meio de teleaula.

Já os serviços de primeiro emplacamento e transferência de propriedade serão atendidos apenas para concessionárias e revendas de veículos, por meio de um despachante. Sobre a vistoria veicular no Detran, o atendimento está autorizado apenas para regularização de veículos oficiais e liberação de veículos que estejam no parque de retenção. Também estão permitidos exames de aptidão física e mental, e avalições psicológicas.

A medida vale para Santarém e para os municípios de Alenquer, Almeirim, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Todos esses serviços necessitam de agendamento prévio, por meio dos canais de atendimento do órgão (site, chat ou call center).

O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, informa que a equipe está acompanhando as condições sanitárias na região Oeste, e que a retomada gradativa é uma forma de garantir a segurança dos servidores e usuários das Ciretrans. “Sabemos da grande demanda pelos serviços de habilitação e veículo na região. Porém, essa retomada ainda exige cautela e reforço nas medidas de prevenção ao vírus”, ressalta Marcelo Guedes.

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *