Prefeitura entrega vacinas em comunidades polos ribeirinhas
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira, 7, realiza a entrega de vacinas para comunidades polos ribeirinhas das regiões do Arapiuns e do Lago Grande. Algumas comunidades estão distantes do centro urbano cerca de 20 horas de barco, o que dificulta a logística e exige um cuidado maior, haja vista o armazenamento dos imunizantes, que necessitam de cuidados especiais quanto à temperatura. Devido a isso, a operação de entrega contará com apoio de uma aeronave. A empresa de aviação Piquiatuba disponibilizou de forma gratuita, sem ônus para o município, uma aeronave que será usada na logística de entrega das vacinas.
As entregas ocorrerão nas seguintes comunidades: Vila Goreth, às 7h50min; Vila Brasil, às 8h25min; Paissandu, às 9h10min; Vila Curuaí, às 9h50min; Piraquara, às 10h40min; Cachoeira do Aruã, às 1140min e Mentae às 13h20min.
“São comunidades polos que vão atender outras 50 comunidades dessas regiões. Algumas são bem distantes e o tempo de chegada por barco chega a até 20 horas. A vacina tem ainda um cuidado especial com a temperatura. Mas, apesar das dificuldades, não estamos medindo esforços para levar vacina a todos os cantos de Santarém”, informou Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.
A Prefeitura de Santarém já aplicou até o momento mais de 25 mil doses de vacinas contra covid-19. Devido à escassez de vacina, o cronograma é montado conforme o recebimento das doses. A Semsa aguarda o repasse de novas doses para prosseguir e estender o programa de imunização de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI).
RG 15/ O Impacto com informações da PMS